Na manhã de hoje, foi realizado o primeiro encontro virtual da iniciativa Female Sci-Tech Capacity Building Center Brazil, rede de mulheres colaboradoras do ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro que trabalharão no desenho de estratégia e execução de ações que promovem a liderança feminina nas áreas de ciência e tecnologia inovadoras. Nesta primeira reunião, foi apresentado o funcionamento do programa e as as participantes selecionadas no processo seletivo, realizado no último mês.
São elas: Ana Luiza Canhestro Saraiva, do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), de Belo Horizonte (MG); Fernanda Konradt de Campos, da Fundação CERTI, de Florianópolis (SC); Márcia Rodrigues dos Santos, do Semente Negócios, ATITUS Educação, Instituto de Ciências e Tecnologia para Inovação Aberta e Instituto Aliança Empresarial, de Passo Fundo (RS); Georgia Maria Ferro, do Agapanto Consultoria em Tecnologia e Educação, de Florianópolis (SC); Tatyane Souza Calixto da Silva, do CESAR, de Recife (PE); Alline Goulart, do Semente Negócios, de Florianópolis (SC); Maria da Conceição Ferreira, da Universidade Federal do Ceará – UFC, de Fortaleza (CE); Suzana Borschiver, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, de Rio de Janeiro (RJ) e Olinda Pereira Marinho, do INNATUS HUB, de Nova Olinda do Norte (AM).
Durante o encontro, a diretora de empresas da Anprotec e coordenadora do Female Sci-Tech, Rosana Jamal, destacou a importância da criação de uma rede como essa. “Mais do que um projeto, trata-se de uma junção de propósitos – que estimulam o engajamento de mulheres em Ciência e Tecnologia, voltado para inovação. Com uma equipe selecionada a dedo, é o começo de um movimento em que a academia, os mecanismos de inovação, com o apoio da Anprotec e de outros programas reconhecidos no Brasil, vão aumentar o poder de articulação para a efetiva participação da mulher em ciência e tecnologia”, afirmou.
O Female Sci-Tech Capacity Building Center foi iniciado no final de 2021 pela Beijing International Exchange Center. A Diretora de Empresas da Anprotec, Rosana Jamal, integra o Comitê do Conselho Internacional do Programa, junto com Nicole Troster, Gerente de Empreendedorismo da Aceleradora ELLA, Slavica Singer, Professora Emérito de Empreendedorismo na JJ Strossmayer University em Osijek, Croácia, Sara Medina, Administradora da Sociedade Portuguesa de Inovação (Enrich) e Jieni Guo, do Beijing International Exchange Association of China.