Sobre

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.
A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e projeto, e 57 aceleradoras.
A atuação bem-sucedida desses mecanismos de apoio à inovação caracteriza a trajetória e a evolução da Anprotec e contribui de forma relevante para consolidar a formação de uma forte e competitiva indústria baseada no conhecimento. Confiante no trabalho das instituições que representa, a Anprotec, em conjunto aos diversos parceiros envolvidos em cada uma de suas ações, segue contribuindo para que o empreendedorismo inovador colabore de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Público-Alvo

Atores públicos e privados, nacionais e internacionais, envolvidos no processo de empreendedorismo inovador.

Missão

Atuar como uma Rede Nacional de Ambientes de Inovação que promova o fortalecimento dos seus associados em prol da economia e da sociedade.

Visão

Ser reconhecida como ator imprescindível do empreendedorismo inovador pela liderança da Rede de Ambientes de inovação e pelos impactos gerados na economia e na sociedade.

Propósito

Transformar o país em uma sociedade empreendedora por meio do fortalecimento de ecossistemas de inovação que promovam o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Como?

  • Influenciando na formulação de políticas públicas e estratégias para a área de empreendedorismo inovador, por meio de articulação política e institucional e participação em conselhos de órgãos públicos e privados;
  • Dando suporte aos ecossistemas e mecanismos de inovação associados, por meio de acesso a conhecimentos relevantes, cooperação internacional, projetos integrados, estímulo e apoio às redes regionais, reconhecimentos de boas práticas, participação em fóruns qualificados e missões técnicas;
  • Aprimorando a qualificação da gestão dos ecossistemas e mecanismos de inovação associados, por meio de seminários, cursos, missões técnicas e workshops;
  • Articulando a interação entre os associados e atores públicos e privados do sistema nacional de inovação e empreendedorismo, por meio da identificação de oportunidades de projetos entre os diferentes atores do sistema nacional de inovação e empreendedorismo;
  • Mobilizando as redes regionais e temáticas para a elaboração e implementação das políticas e estratégias da entidade.