Diretoria 2024 – 25

Gestão 2024 – 2025

Adriana Ferreira de Faria – Presidente

Engenheira química formada pela Universidade Federal de Uberlândia, possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade e realizou pós-doutorado em Gestão da Inovação na North Carolina State University. Atualmente, ela é professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e lidera como Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) desde 2019. Como Diretora Presidente da Rede Mineira de Inovação (gestão 2023/2024), Adriana destaca-se no cenário de inovação e empreendedorismo.
Sua experiência inclui a participação em conselhos e comitês importantes, como o Conselho Fiscal da Anprotec e a Coordenação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev.

 

 

Tony Chierighini – Vice-Presidente

Graduado em Ciências Contábeis pela UNIVALI e com extensão em Capacitação Empresarial pela UFSC, Tony Chierighini é o Diretor Executivo da Incubadora CELTA, da Fundação CERTI, reconhecida quatro vezes como a melhor incubadora tecnológica do país. Com 37 anos de atuação na Fundação, Tony também ocupa o cargo de Diretor de Operações na CVentures Empreendimentos Inovadores. Sua experiência abrange a gestão e desenvolvimento de projetos em incubadoras e parques tecnológicos no Brasil e América do Sul. Participou da fundação da RECEPET e teve um papel significativo na Anprotec, contribuindo para o avanço do empreendedorismo e inovação no setor tecnológico.

 

 

Artur Gibbon – Diretor de Novos Ambientes de Inovação

Contador e professor adjunto na renomada Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Com um Mestrado em Administração de Empresas pela UFSC e um MBA em Ecossistemas de Inovação pela Unisinos. Além disso, é Diretor do OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico da FURG, Presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Coordenador na Região Sul e Conselheiro do Programa INOVA RS. Ele também é membro do Comitê Gestor do Programa Startup Lab, do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Grande, e do Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 


Romildo Dias Toledo Filho – Diretor de Relações Internacionais

D.Sc. Romildo Dias Toledo Filho é Professor Titular do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ e membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS), da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. Atual Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ e Coordenador do Núcleo de Materiais e Tecnologia Sustentáveis (NUMATS) da Poli/Coppe/UFRJ, tem uma carreira distinta como Pesquisador 1A do CNPq e Pesquisador Sênior da FAPERJ. Com uma vasta produção acadêmica, inclui mais de 288 artigos em periódicos, 5 livros organizados, e mais de 400 trabalhos em congressos, além de várias orientações de doutorado e mestrado premiadas. Romildo é reconhecido por suas contribuições à engenharia civil e materiais sustentáveis, participando ativamente de associações profissionais e comitês técnicos internacionais.

 

 

Deolinda Lucianne Ferreira Garcia – Diretora Técnica

Deolinda Garcia, Pós Doutoranda em Biologia Vegetal pela UNICAMP, é Doutora em Agronomia Tropical e Mestre em Ciências Ambientais pela UFAM. Atualmente, ela é Professora Adjunta na UEA e Coordenadora da IN/UEA – Itacoatiara. Destaca-se por sua liderança na estruturação da Incubadora do CESIT/UEA e pelo desenvolvimento de uma palmilha biodegradável inovadora, com patente em processo. Garcia é experiente na organização de eventos científicos, tendo realizado o I Inova Itacoatiara e coordenado diversas iniciativas acadêmicas e de qualidade de ensino na UEA.

 

 

Maíra Nobre de Castro – Diretora de Redes e Associados

Maíra Nobre de Castro, com graduação em Pedagogia e Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, é a atual Coordenadora da Incubadora de Empresas do IFCE. Desde 2010 no IFCE, ela tem ocupado cargos de liderança, incluindo Chefe do Departamento de Relações Empresariais e Acadêmica, bem como Diretora Geral do IFCE Campus Aracati. Maíra é conhecida por seu trabalho em empreendedorismo e inovação, coordenando projetos como “Práticas Formativas Empreendedoras” e “Economia Solidária” no IFCE, além de atuar como Multiplicadora do Programa Ela Pode do Instituto Rede Mulher Empreendedora, em parceria com a Google, e integrar o Conselho Superior e Curador do IFCE.

 

 

Carlos Alberto Costa – Diretor de Administração e Finanças

Com dezesseis anos de experiência em inovação, Carlos Alberto Costa é o Diretor Presidente da AJINTECH, gerenciando o Parque Tecnológico Jataí e o Centro de Empreendedorismo e Inovação BEETECH desde 2022. Anteriormente, atuou como Diretor Presidente Executivo da Associação Parque Tecnológico Botucatu, e também ocupou cargos de liderança na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Botucatu – SP, contribuindo significativamente para a implantação do Parque Tecnológico Botucatu. Além disso, foi Diretor Presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico Sorocaba (EMPTS), gestora do Parque Tecnológico Sorocaba, e Diretor do Polo de Desenvolvimento e Inovação (PODI) em Sorocaba – SP.

 

 

Marcelo Nunes da Silva – Diretor de Empresas

Graduado em Engenharia Florestal pela FAIT, pós graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Estratégica de Projetos, tem uma destacada carreira em gestão de ambientes de inovação. Atualmente é Vice Presidente de Negócios do PIT Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos, especialista em formação de Clusters Econômicos, tendo como case a formação do Cluster Aeroespacial e de Defesa, assim como o Cluster de TIC do PIT, atuou como empreendedor por 23 anos e também foi consultor credenciado pelo Sebrae e facilitador do programa EMPRETEC da ONU.

 

 

Leonardo J. Melo – Superintendente Executivo

Leonardo Melo possui uma trajetória que inclui posições de liderança em organizações como o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, PUC-Rio e coalizões internacionais como o K4P Alliances. Sua formação acadêmica inclui passagens por instituições como a UFRJ, onde obteve seu Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia) e o MBA Executivo pelo Instituto Coppead, bem como pela Université de Technologie de Compiègne (UTC Sorbonne Alliance) na França, onde realizou estudos de pós-doutorado. Leonardo também é pesquisador do programa Futuros, vinculado ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

 

 

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores