


Estão abertas as inscrições para a 36ª Conferência Anprotec, que será realizada de 29 de junho a 2 de julho em Manaus (AM). O evento é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com organização local da Fundação Paulo Feitoza (FPFtech) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Reconhecida como um dos principais encontros nacionais sobre inovação, a Conferência Anprotec reúne pesquisadores, especialistas, empreendedores e representantes do setor público e privado. Com o tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”, a Conferência Anprotec 2026 posiciona incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs de inovação como protagonistas na articulação entre universidades, governos, empresas, comunidades e empreendedores para enfrentar os desafios da economia do futuro.
A programação está organizada em seis eixos temáticos: Desenvolvimento Regional e Políticas de Inovação; Cooperação e Inovação Aberta; Bioeconomia e Impacto Socioambiental; Tecnologias Emergentes e Transformação Digital; Capital Humano e Infraestrutura para Inovação; e Internacionalização e Conexões Globais.
Com mais de 40 atividades previstas, a conferência contará com plenárias e painéis com palestrantes nacionais e internacionais, representantes governamentais, universidades e instituições de fomento à inovação. Entre os destaques da programação estão o Painel Speaker, dedicado à apresentação dos melhores trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos, o Demoday do Prêmio de Empreendedorismo Inovador Anprotec 2026 e o “Sebrae Convida”.
“A 36ª Conferência Anprotec chega ‘com tudo’ a Manaus, em um momento histórico. Pela segunda vez desde 2014, a Região Norte recebe o maior encontro brasileiro e do mundo de ambientes promotores de inovação. No contexto pós-COP30, a Amazônia se consolida como protagonista de uma agenda internacional que integra bioeconomia, economia de impacto e deep techs. A proposta é discutir o papel dos ambientes e ecossistemas brasileiros, com incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs como articuladores entre universidade, governo, empresas, comunidades e empreendedores, a fim de promover o empreendedorismo inovador, de base tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec.
Pela segunda vez, a edição realizará o Painel Speaker, voltado para a apresentação dos trabalhos escolhidos na Chamada de Trabalhos, que está com as inscrições abertas até 15/02. Os trabalhos de destaque também serão publicados nos anais do evento e na Revista Locus Científico.
Pesquisadores, profissionais e representantes de empresas, instituições de ciência e tecnologia e ambientes promotores de inovação podem submeter um artigo inédito ou um relato de boas práticas em empresas e ambientes de inovação.
As inscrições devem ser feitas na plataforma EasyChair, disponível no site da Anprotec (www.anprotec.org.br). Dúvidas podem ser enviadas para: chamadaconferencia@anprotec.org.br
A programação completa do evento será divulgada nas próximas semanas. “Estamos preparando uma experiência completa para os participantes, reunindo especialistas de referência nacional e internacional, atividades interativas que estimulam o pensamento crítico e ambientes propícios para networking e formação de parcerias estratégicas”, destaca Deolinda Garcia, Diretora Técnica da Anprotec.
Para realizar a inscrição, acesse o site da Conferência Anprotec: www.conferenciaanprotec.com.br.