Entre os dias 23 e 26 de junho, a Anprotec promove a segunda edição da Missão Portugal, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC – Portugal). As inscrições estão abertas até 20 de maio, inscreva-se!
Durante os quatro dias de atividades, a Missão percorrerá sete cidades portuguesas: Covilhã, Fundão, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Leiria e Abrantes. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e expandir conexões e parcerias com atores do ecossistema de inovação português.
“É muito importante esse networking, além de diversos insights que, com certeza, trazem benefícios para o ecossistema de inovação brasileiro. As oportunidades de softlanding e internacionalização são fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos nossos ambientes de inovação”, afirma Adriana Faria, presidente da Anprotec.
A missão é voltada a empreendedores interessados em processos de softlanding, startups, incubadoras, aceleradoras, além de dirigentes de parques tecnológicos, investidores e representantes de agências de fomento do Governo Federal e de ministérios.
Segundo o coordenador da missão, Luís Gustavo Peles, o sucesso das edições anteriores motivou a continuidade da iniciativa. “A missão traz oportunidades de parcerias, mas também é um momento de aprendizado para conhecer novas práticas e o que está sendo feito em outros ecossistemas. Por isso, ficamos felizes em realizar mais uma edição e levar mais conhecimento aos nossos associados”, ressalta.
Locais das visitas
Logo no início da programação, os participantes visitarão a UBIMedical, da Universidade da Beira Interior – um espaço criado para conectar o universo acadêmico a empresas, com áreas dedicadas ao desenvolvimento laboratorial e à incubação de negócios inovadores nas áreas de saúde e ciências da vida.
A programação inclui ainda visitas ao Instituto Pedro Nunes, criado pela Universidade de Coimbra em 1991, com foco na promoção da inovação por meio de pesquisa, incubação, aceleração e capacitação especializada; e ao Creative Science Park (PCI), da Universidade de Aveiro, que combina espaços de eventos com uma incubadora e uma design factory voltadas ao apoio a empreendedores nacionais e internacionais.
Outra instituição no roteiro é o Biocant Park, referência em biotecnologia e com estrutura preparada para iniciativas voltadas à ciência da vida. A comitiva também conhecerá o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na região do Médio Tejo, com foco em setores como TI, energia, alimentos e processos industriais. Também estão previstas visitas ao Porto Digital Europa, à Incubadora A Praça e à Startup Leiria.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 20 de maio. Inscreva-se ! Para participar, é necessário apresentar comprovante internacional de vacinação contra a COVID-19, possuir passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data da viagem e realizar o pagamento até o último dia de inscrição.
Confira o regulamento da Missão Portugal aqui.