A aceleradora OBr.global teve sua proposta selecionada pelo Programa IA² MCTIC, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com a Softex, para desenvolver soluções escaláveis baseadas em Inteligência Artificial em quatro áreas prioritárias: agronegócios, saúde, indústria e cidades inteligentes.
O Programa IA2 MCTIC foi lançado no mês de maio através de edital para possibilitar que projetos de Grupos de Pesquisa, Empresas de TI e/ou Startups sejam acelerados em um programa com investimentos de até R$ 500 mil.
A iniciativa visa o fomento da inovação e da competitividade e tem como objetivo promover a aceleração tecnológica de soluções de impacto através da incorporação de Inteligência Artificial. Combinada a outras tecnologias, o emprego da IA está entre as dez principais tendências tecnológicas estratégicas, segundo levantamento realizado pelo Gartner. O Programa IA2 MCTIC selecionou inicialmente 100 projetos para pré-aceleração, que receberão mentoria e suporte técnico das ICCs e das aceleradoras com experiência aplicada em IA já cadastradas. Na sequência, serão escolhidas 30 startups que poderão receber investimento tanto das ICCs quanto das aceleradoras.