O chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia (UE) no Brasil, Piero Venturi, juntamente com as universidades parceiras, a inicativa EURAXESS no Brasil e o Projeto B.BICE+, lançará no Brasil, entre os próximos dias 11 e 18, o Programa Horizon 2020. Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS) são as seis cidades que receberão a reunião de lançamento do programa da União Europeia que prevê mais de €70 bilhões para investimentos em pesquisa e inovação entre os anos de 2014 e 2020. A entrada é gratuita, basta confirmar presença pelo e-mail [email protected] especificando a cidade.
O Horizon 2020 faz parte da estratégia da UE de estímulo econômico, científico e industrial, cujo objetivo é garantir as condições necessárias para que sejam criados produtos e serviços inovadores que proporcionem oportunidades, qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão social. Para isso, o programa é sustentado por três pilares principais: excelência científica, liderança industrial e desafios sociais.
O primeiro apoiará o financiamento de ações que reforcem a pesquisa tecnológica, a infraestrutura científica, as atividades do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e as Ações Marie Curie. O segundo pilar irá assegurar a pesquisa de tecnologias essenciais – TIC, nanotecnologias, materiais avançados, biotecnologias, entre outras –, facilitar o acesso a capitais de risco para investimento em pesquisa e inovação, além de promover a inovação nas pequenas e médias empresas. Já os desafios sociais correspondem a uma resposta da UE às preocupações dos cidadãos, que se concentram em seis temas: saúde, alterações demográficas e bem estar; segurança alimentar, agricultura sustentável e bioeconomia; energia segura, não poluente e eficiente; transportes inteligentes, ecológicos e integrados; ação climática, eficiência na utilização dos recursos e matérias‐primas; e sociedades inclusivas, inovadoras e seguras.
As regras e condições de participação no Horizon 2020 estão disponíveis online. Confira o cronograma do lançamento do programa no Brasil: