Porto Digital inaugura novo espaço - Anprotec
[Porto Digital inaugura novo espaço]
8/fevereiro/2017

WhatsApp Image 2017-02-08 at 07.55.12O Porto Digital, Parque Tecnológico associado à Anprotec, inaugura na próxima segunda-feira (13) um novo espaço no Bairro do Recife. Localizado no número 235 da rua do Apolo, o sobrado, com área de cerca de 1.500 m², vai reunir em um único ambiente as iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e fabricação digital do parque tecnológico, numa nova abordagem que vai estimular as conexões entre empreendimentos inovadores.

O espaço abriga um auditório com capacidade de até 100 pessoas, galeria de artes digitais com 90m², incubadora de startups com 85 pontos de coworking, design center com capacidade para 20 pessoas para atender até seis projetos simultâneos e uma sala de formação com capacidade para 20 pessoas. O L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, espaço do Porto Digital para fabricação digital, internet das coisas (IoT) e impressão 3D também está instalado no novo prédio, ocupando uma área ainda maior.

O Presidente da Anprotec, Jorge Audy, ao parabenizar a iniciativa do Parque ressaltou que o projeto representa o futuro brasileiro no que diz respeito a arranjos de geração de startups com alto potencial de crescimento. “A inauguração do casarão do Porto Digital representa o que nós temos de mais moderno hoje em escala internacional em termos de ambientes de inovação”, ressaltou Audy.

“A nova casa do Porto Digital é muito mais do que a sobreposição dos programas do parque tecnológico. Trata-se de um novo mecanismo que promove de forma natural a sinergia entre todas nossas ações de fomento à inovação e empreendedorismo, um engenho de criação acelerada de novos negócios”, explica o presidente do parque tecnológico e Diretor de Relações Internacionais da Anprotec, Francisco Saboya.

WhatsApp Image 2017-02-08 at 07.55.22Restauro

Localizado na esquina da Rua do Apolo com a Rua do Observatório, o novo imóvel do Porto Digital foi construído na primeira metade do século XIX e passou por décadas de abandono até ser adquirido pelo parque tecnológico, em 2011, com recursos do contrato de gestão com o governo do estado (R$ 1.160.000). As estruturas do prédio apresentavam alto grau de degradação e com risco iminente de desabamento. A partir de então foram iniciados os estudos preliminares que possibilitaram a obra de restauro, com recursos do BNDES (R$ 8.840.850).

O processo de restauro e reforma possibilitou que a edificação, originalmente com 571m² se transformasse em um imóvel de três pavimentos, com dois mezaninos e área de 1.495m². A obra foi dividida em duas etapas. Na primeira, realizada em nove meses, entre julho de 2014 e abril de 2015, foram restauradas as fachadas, esquadrias, gradis e cobertas. A segunda fase, com duração de 15 meses, entre outubro de 2015 e janeiro de 2017, compreendeu as construções internas, instalações hidráulicas, elétricas e de rede, equipamentos e mobiliário. Foram gerados mais de 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos na obra.

A cerimônia de inauguração, com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e de Luciane Gorgulho, Chefe do Departamento de Economia da Cultura do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sacramenta um processo iniciado em 2011, data da aquisição do prédio pelo Porto Digital.

Serviço:

Cerimônia de inauguração do novo espaço do Porto Digital
Segunda-feira (13), às 19h
Rua do Apolo, 235

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]