Gestão 2022 – 2023

Francisco Saboya Albuquerque Neto – Presidente

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente também é superintendente do Sebrae-PE. Entre 2015 e 2018 foi presidente da Divisão da América Latina da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Por 11 anos (2007-2018) foi presidente do Porto Digital, em Recife-PE – parque tecnológico especializado em desenvolvimento de software e economia criativa e um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, (FCAP-UPE), onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. Também é palestrante nas áreas de inovação, economia criativa e cidades inteligentes e escreve artigos para periódicos e portais sobre estes temas. Foi empreendedor por mais de 20 anos, dirigindo empresas de desenvolvimento de software e consultoria organizacional, com atuação junto aos mercados público e privado. Na gestão pública ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Foi membro do júri do Cannes Lions Festival of Creativity (2013) e, neste mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios.

 

Daniel dos Santos Leipnitz – Vice-presidente

Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG, MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa – Portugal e Mestrado em Administração de empresas pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas. Exerce também a função de presidente do Sapiens Parque, e presidência do Conselho Deliberativo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), onde foi presidente na gestão 2016/2020, entidade catarinense com mais de 1600 associados. Ocupa a Vice-presidência na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ligado diretamente ao Presidente da entidade. Membro do conselho de Administração do SEBRAE Santa Catarina e do SEBRAE Nacional. Membro no Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Membro do Conselho do Agora Tech Park Joinville e do conselheiro convidado do Instituto Caldeira em Porto Alegre. Mentor, sócio e Conselheiro de diversas Startups viajou por mais de 60 países. Co-autor e organizador do livro A Ponte para a Inovação. Membro do Conselho de Inovação do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial bem como estruturação de ecossistemas de inovação e parques tecnológicos.

 

Angélica Mendes Salles – Diretora de Administração e Finanças

Assessora institucional da BiotechTown Participações. Profissional com experiência de mais de vinte anos em planejamento e execução de projetos e programas com agências de fomento; na definição e implementação de processos; em aspectos regulatórios; e em iniciativas de empreendedorismo no setor de ciências da vida. Possui o mesmo tempo de experiência com atividades em redes. Habilidade no gerenciamento de recursos humanos e de parcerias.

 

 

 

Carlos Eduardo de Souza Aranha – Diretor de Novos Ambientes de Inovação

Atual Ecosystem Leader na SLC Agrícola e Diretor de Ambientes de Inovação da Anprotec. Tem como missão fomentar e articular o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Já foi responsável pela criação de vários programas de desenvolvimento de startups e relacionamento com grandes empresas. Atua também como Conselheiro integrando os conselhos de inovação da SOFTEX – Associação para Promoção do Software Brasileiro e do CITEC – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS e da Incubadora Hestia, vinculada ao Parque Zenit/UFRGS. Atua também como professor de Empreendedorismo Inovador em diversos MBA’s.

 

 

Iara Neves Oliveira – Diretora Técnica

Coordenadora do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2012. É administradora pelo CESUPA, tem MBA em Finanças pela Estratego/FACI e é Mestre em Planejamento do Desenvolvimento da Amazônia pelo NAEA/UFPA. Tem experiência em elaboração e execução de projetos na área de empreendedorismo e é uma admiradora do campo de negócios de impacto e inovação social.

 

 

 

Jardel Mattos – Diretor de Redes e Associados

Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018). Ex-coordenador da Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO de Inovação) (2016/2018). Ex-gerente da Pantanal Incubadora Mista de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PIME/UFMS) (2011/2017). Ex-Diretor Técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA) (2016/20180. Ex-Presidente do Conselho de Administração Superior do Parque Tecnológico Internacional, sediado em Ponta Porã/MS (PTIn) (2015/2018).

 

Rodrigo Otávio Bertoncini Mendes – Diretor de Relações Internacionais

Rodrigo Mendes é Coordenador Executivo de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos. Investidor-anjo, mentor e conselheiro de startups. Foi Diretor de Inovação e Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova Sorocaba, gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba. Trabalhou como Assistente em Desenvolvimento e Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba. Cofundador da Associação Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba – INTES e ex-Diretor Executivo da Incubadora. Mestrando em Administração de Empresas, é advogado pós-graduado em Direito Econômico, Comercial e Internacional e em Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direito internacional privado, propriedade intelectual e transferência de tecnologia e atua nas áreas de gestão do conhecimento, empreendedorismo, inovação tecnológica, internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios.

 

Rosana Jamal Francisco dos Santos Fernandes – Diretora de Empresas

É sócia fundadora da Baita Aceleradora, onde atua, desde 2013, como Head de Marketing e Desenvolvimento de Parcerias para os programas com startups e corporativos. Nesta função, tem relacionamento direto com startups, investidores, grandes empresas, universidades, centros de pesquisas, mentores e parceiros estratégicos dos ecossistemas de empreendedorismo nacional e internacional. Atua como consultora e professora convidada da FGV na área de Inovação e Empreendedorismo. Foi Diretora Sênior de Desenvolvimento de Produtos da Motorola Mobility para o mercado regional e global.  Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Eldorado e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife), bem como da Agrosmart S/A. Formou-se em Ciências da Computação pela UNICAMP, possui MBA pela FIA/ USP e especialização em governança corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Guila Calheiros – Superintendente Executivo

Guila Calheiros é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 20 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Boa parte dessa experiência foi acumulada nos oito anos em que atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes.

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, Guila é Superintendente Executivo da Anprotec, professor de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e membro dos Conselhos da FINEP, da ABDI e do SOFTEX Nacional. Guila também é Colíder do Eixo de Fortalecimento das Organizações Intermediárias da ENIMPACTO – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto.

Em sua trajetória, Guila também foi secretário de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação do Recife, vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades vinculado a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e membro do Conselho de Administração do Porto Digital, do SOFTEX Recife e da ARIES, além de Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Olinda e Gerente de Projetos de empresa de base tecnológica. Como professor, lecionou na Faculdade da Indústria (IEL/SENAI), na FCAP/UPE, no CEDEPE, na Faculdade Marista e na Faculdade SENAC.

Em 2016, Guila foi indicado e selecionado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores da França para participar do Programa de Personalidades Promissoras (PIPA). Em 2018, coordenou a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o Grupo de Trabalho de revisão e atualização do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques tecnológicos (PNI).

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores