A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Certi organizaram nos dias 27 e 28 de novembro, na sede da Financiadora, no Rio de Janeiro, workshop para apresentar os resultados parciais do Programa Centelha 2. Na ocasião, também foi apresentado e-book com dados sobre a primeira edição do Programa. O workshop contou com a presença de representantes de instituições promotoras, parceiras e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).
Criado em 2018, o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI.
Números parciais do Programa Centelha 2
Marcelo Camargo, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, apresentou os números parciais do Programa Centelha 2. Esta edição teve 33417 empreendedores cadastrados; 7064 ideias inovadoras iniciadas; 11045 ideias inovadoras submetidas e 802 projetos contratados.
O Estado do Espírito Santo foi destaque, com 1231 ideias submetidas e 80 empresas contratadas (líder nos dois quesitos); seguido do Estado do Pará, em segundo, com 878 ideias submetidas e do Estado de Santa Catarina, em terceiro, com 803 ideias submetidas.
Estágio das ideias submetidas
Principais setores
Além disso, no evento, foi apresentado um e-book com os resultados completos do Centelha 1 – números, projetos apoiados, recortes especiais, etc.
Saiba mais sobre o Programa Centelha em: programacentelha.com.br.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Finep