A Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica (RFEPCT) celebra a inovação e o empreendedorismo na grande final do Desafio Prototipe 4.0. No DemoDay, os 10 finalistas, selecionados dentre os 44 projetos participantes de todo o Brasil, serão apresentados e avaliados, com foco em seu potencial empreendedor em face dos desafios contemporâneos apresentados. Os três melhores serão premiados com uma viagem de imersão e capacitação no ecossistema Recife – PE. O evento ocorrerá hoje, dia 21/9, às 19h, e será transmitido ao vivo através do link: https://youtube.com/live/dNdAMH-eTko?feature=share .
Impulsionada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Anprotec, a iniciativa do Desafio Prototipe 4.0 visa incentivar o empreendedorismo, com o desenvolvimento e a prototipação de ideias capazes de revolucionar a economia e a sociedade brasileira. O foco do projeto é na inovação de produtos alinhados à Economia 4.0, abarcando eixos cruciais como Agricultura, Indústria e Serviços.
O DemoDay é resultado de um grande esforço. Para contextualizar em números: os 10 ambientes de inovação vinculados aos Institutos Federais de Educação Superior (IFES) participantes do Prototipe 4.0 acolheram 118 equipes inscritas em seus desafios. Deste total, 44 foram escolhidas para receber mentoria e passaram por seis semanas de entregas intensivas. Todo esse empenho culminou na seleção de 10 equipes finalistas para o evento de hoje.
Os três projetos avaliados com as melhores notas pela banca final do DemoDay ganharão uma imersão em um dos mais vibrantes ecossistemas de inovação do país, em Recife – PE, participando de um programa de visitas, capacitação e networking em instituições como o Porto Digital, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Accenture, Manguezal, Cesar e FabLab Recife.
As raízes do Desafio Prototipe 4.0 encontram-se no “Projeto de Desenvolvimento de Ambientes Promotores da Inovação da Rede Federal”, realizado entre 2019 e 2022. Também sob a batuta da Anprotec, esse projeto pioneiro ambicionou transformar os IFES em pólos de inovação, incentivando os estudantes a adotarem trajetórias empreendedoras. Ao longo desse período, 37 instituições da Rede foram diagnosticadas, 84 profissionais capacitados, 34 mecanismos de geração de empreendimentos atendidos, totalizando 2.750 horas de assessoria técnica.
Nessas iniciativas, a Anprotec teve papel crucial ao capacitar os ambientes de inovação dos IFES com o auxílio do modelo CERNE. Criado pela Anprotec, o CERNE tem por objetivo alavancar o desempenho dos ambientes de inovação, englobando desde incubadoras a hubs de inovação. Sua meta é consolidar uma maturidade que habilite esses ambientes a produzir, sistematicamente, empreendimentos inovadores de sucesso. As principais ações do CERNE incluem a prospecção e seleção de ideias pioneiras, gestão eficaz do ambiente inovador, criação de uma vasta rede de parceiros e consolidação de um sistema coeso de gestão da inovação.
“Nos dois projetos, a Anprotec se empenhou intensamente na capacitação dos ambientes de inovação dos IFES, apoiando-se no modelo CERNE, uma criação nossa, voltada a impulsionar os ambientes de inovação. O compromisso da Anprotec com a inovação e o empreendedorismo no Brasil é sólido e determinado. Sentimo-nos honrados em liderar essas ações, em parceria estreita com o MEC, o Ifes e todos os outros IFES participantes. O DemoDay do Prototipe 4.0 não só marca o fim de uma etapa, mas simboliza o início de uma trajetória para motivar futuras gerações a inovar e empreender, contribuindo para um Brasil mais inovador e próspero,” afirmou Leonardo J Melo, superintendente executivo da Anprotec.