A Anprotec divulgou nesta terça-feira, dia 21, as incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros selecionados para integrar o futuro Sistema de Apoio à Internacionalização de Empreendimentos Inovadores. A iniciativa é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, com foco na internacionalização de empresas inovadoras.
Das 21 instituições pré-selecionadas, 12 foram escolhidas após a segunda etapa de avaliação, que incluía a visitação aos ambientes de inovação. Entre os critérios avaliados para seleção estavam as práticas e experiências das instituições tanto no suporte à internacionalização de empreendimentos residentes quanto no serviços oferecidos a empresas estrangeiras. Nesse sentido, foram avaliados diversos aspectos, tais como espaço disponível para ocupação imediata, acordos e parcerias internacionais existentes, projetos de suporte à internacionalização, portfólio de serviços na área, planos de expansão desses serviços, idiomas de fluência da equipe responsável por projetos de internacionalização e infraestrutura (física e de pessoal) destinada a esses projetos.
Além disso, foram analisados os casos de sucesso de internacionalização de empresas apoiadas por cada ambiente de inovação. “A avaliação de todos esses critérios garantiu a formação de um grupo com grande potencial para desenvolver de forma bem sucedida essa primeira etapa do projeto. As instituições que se candidataram, mas não foram selecionadas para integrar esse primeiro grupo estão convidadas a reapresentar sua candidatura na próxima chamada, que será realizada em 2014. Até lá, receberão orientações da Anprotec para estruturar seus projetos e iniciativas para internacionalização de empresas”, explica a superintendente executiva da Associação, Sheila Oliveira Pires.
Confira as instituições selecionadas:
O projeto
A expectativa é de que, além de apoiar a internacionalização de empresas vinculadas a incubadoras e parques, o projeto contribua para atrair empreendimentos estrangeiros aos ambientes de inovação do país. Está previsto o desenvolvimento de uma plataforma (Web) para integração e fornecimento de informações sobre os participantes. Além disso, o projeto inclui identificação de empresas e organizações que tenham interesse em se instalar nos ambientes de inovação que integrarão o Sistema – tanto das brasileiras que almejam atuar em outros países quanto das estrangeiras que queiram desenvolver atividades no Brasil.
Outra ação importante do projeto será a realização de um encontro entre gestores de incubadoras e parques tecnológicos brasileiros e estrangeiros participantes do projeto . Esse encontro deverá ser realizado durante o XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e 30a Conferência IASP 2013, evento que ocorrerá em outubro, em Recife (PE).