Entre os dias 23 e 26 de junho, a equipe do modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) esteve em Manaus (AM) para realizar um curso de capacitação promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
De acordo com a diretora-técnica da Fapeam, Andrea Waichman, em 2012 a Fundação criou um programa de apoio a incubadoras para estruturar mais ambientes como esses no Amazonas. “Com essa iniciativa, queremos incentivar a criação de novos negócios e empreendimentos inovadores no estado”, disse.
O curso, realizado ao longo desta semana, faz parte do escopo do programa e teve como objetivo apresentar o primeiro nível de implantação do Cerne, um modelo de gestão desenvolvido pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras.
Segundo o consultor de projetos da Anprotec, Carlos Eduardo Bizzotto, com o Cerne as incubadoras estão evoluindo e participando de um processo conjunto. “O objetivo do modelo é mostrar quais os elementos e quais processos a incubadora deve ter e deve implantar para se tornar uma boa incubadora e gerar empresas de sucesso”, afirmou.
*Com informações e imagem da Fapeam