Desenvolver, a partir de empresas nascentes, inovações que possam solucionar problemas e gargalos dos setores produtivos nacionais. A partir desse foco, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) firmou parceria do programa InovAtiva Brasil com o Edital SENAI SESI de Inovação 2015, que financia projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas em parceria com unidades do SENAI. O Edital, lançado em 25 de maio, garante pontuação extra às startups finalistas de qualquer edição do InovAtiva Brasil na avaliação dos projetos pelo SENAI. Além disso, os projetos bem avaliados pelo programa estão automaticamente classificados na etapa de Qualificação do Edital de Inovação. Para 2015, o orçamento previsto é de R$ 40 milhões dividido em três ciclos anuais.
O primeiro ciclo do Edital 2015 está com as inscrições abertas até o dia 22 de junho por meio do site www.editaldeinovacao.com.br. Para o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, presente no evento de lançamento do Edital, os dois programas possuem propostas complementares. “O InovAtiva Brasil oferece capacitação, mentoria e conexão dos empreendedores com investidores e programas de fomento do governo. Por sua vez, o Edital SENAI SESI de Inovação dá suporte financeiro às startups que precisam de estrutura de pesquisa e laboratórios para finalizar o desenvolvimento do seu produto”, afirma.
Nos últimos dois anos, o público-alvo do Edital SENAI SESI de Inovação – empresas industriais e startups com bases tecnológicas – tem impactado os potenciais participantes do InovAtiva Brasil. Em 2014, foram 1.358 ideias inovadoras submetidas, 333 qualificadas (com potencial de mercado) e 96 aprovadas. Com o InovAtiva, o intuito é fornecer capacitação para todos – mesmo os não aprovados – por meio da plataforma de capacitação online e gratuita, ajudando no crescimento da ideia.
Já o principal objetivo do InovAtiva Brasil, que tem como parceiros a Endeavor Brasil e o próprio SENAI, é ajudar empreendedores a transformarem iniciativas inovadoras de qualquer setor (Tecnologia de Informação, Indústria e Serviços) em negócios de sucesso. Por meio de mentores e a participação de empresas líderes de mercado no país, as startups terão uma conexão direta com o mercado e a possibilidade de identificar oportunidades de negócio e inovação que resolvam problemas da indústria nacional. As inscrições de negócios para o ciclo de aceleração do InovAtiva estão abertas e se encerram no dia 19 de junho.
Edições anteriores
A primeira edição do programa InovAtiva Brasil foi realizada em 2013, em um formato piloto. Quase dois mil projetos foram inscritos para a primeira fase, sendo que 50 seguiram para a próxima fase e 20 foram selecionadas para a fase 3, de conexão com o mercado. No ano passado, em sua segunda edição, foram inscritos 708 projetos na primeira fase, sendo que 128 negócios passaram para próxima etapa e 75 foram selecionados para a última fase do ciclo de aceleração. Inscrições e informações: www.inovativabrasil.com.br.
*Com informações e imagem do InovAtiva Brasil