


Presidente da Anprotec participou da abertura do congresso da CONFIES e integrou a reunião do órgão consultivo da Finep, reforçando o compromisso da associação com os ambientes de inovação
A presidente da Anprotec, Adriana Ferreira Faria, cumpriu agenda institucional na última semana em representação da Associação. Ela marcou presença na abertura do 9º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) e, em seguida, participou da reunião do Conselho Consultivo da Finep (CCON).
Realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Brasília (DF), o 9º Congresso Nacional do CONFIES teve como tema central “O Papel Estratégico das Fundações de Apoio no Desenvolvimento da Ciência e da Inovação do Futuro”. Em sua nona edição, o evento se consolida como espaço de discussão, formulação e alinhamento das ações que orientam a atuação das Fundações de Apoio.
Adriana também participou da reunião do Conselho Consultivo da Finep (CCON), órgão de assessoramento estratégico do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos. O colegiado reúne representantes de ministérios — como o da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o da Defesa, o das Relações Exteriores e o da Saúde —, além de instituições como BNDES, CNPq, Embrapa, Fiocruz, ABC, SBPC, CNI, Senai, Senac, Anpei, Abipti, Andifes, Confap e Consecti, entre outras entidades da sociedade brasileira e especialistas das áreas de atuação e interesse da Finep.
A Anprotec ocupa uma das cadeiras do Conselho, tendo Adriana Ferreira Faria como titular e Romildo Dias Toledo Filho, diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ e diretor de Internacionalização da Anprotec, como suplente.
“Participar do Conselho Consultivo da Finep reforça o compromisso da Anprotec de ampliar, nesse espaço estratégico, o diálogo com a perspectiva dos parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e demais ambientes de inovação brasileiros. É por meio desses fóruns que se constroem pontes entre as políticas de fomento e os ecossistemas, transformando conhecimento em desenvolvimento econômico e social”, afirmou a presidente da Anprotec.