O Workshop 02, intitulado “Inovação sem Fronteiras: como a colaboração transnacional impulsiona soluções globais a partir de Foz do Iguaçu”, acontece no dia 14 de outubro, durante a 35ª Conferência Anprotec. A atividade tem como objetivo debater a importância de territórios periféricos, como Foz do Iguaçu e a região da tríplice fronteira, no fortalecimento da inovação.
O encontro reunirá especialistas que irão dialogar sobre como a integração da ciência, tecnologia, cultura e mercado pode criar soluções visionárias e sustentáveis para os desafios do século XXI.
A condução do workshop ficará a cargo de Katia Punhagui, pró-reitora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Katia é doutora em Arquitetura, Energia e Meio Ambiente pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), e também doutora em Engenharia da Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua experiência acadêmica e de gestão a posiciona como uma das vozes mais qualificadas para discutir os desafios e oportunidades da inovação em regiões de fronteira.
Entre os convidados está Alessandro Schildt, engenheiro de computação do HCPATec – Parque Tecnológico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Com atuação anterior como engenheiro de desenvolvimento na empresa IMS Power Quality, Alessandro participou do suporte a projetos de inovação, além de contribuir no desenvolvimento de firmware para soluções tecnológicas avançadas. Sua experiência conecta pesquisa aplicada ao ambiente de mercado, trazendo exemplos práticos de inovação no setor da saúde.
Outro participante é Osvaldo Vaz Furtado, administrador público com graduação em Administração Pública, mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento e atualmente doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Sua trajetória acadêmica e profissional reflete uma dedicação ao estudo das dinâmicas sociais e institucionais em territórios de fronteira, oferecendo uma perspectiva crítica sobre como políticas públicas podem fomentar a integração e a inovação nesses contextos.
Completa o time de convidados Luiz Teixeira, secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital de Foz do Iguaçu. Referência nacional em Inteligência Artificial (IA), Luiz foi CEO da IntellTech e liderou grandes projetos de transformação digital na mineração, em empresas como Vale e Samarco. Com sólida experiência em estratégias de digitalização e inovação tecnológica, traz para o debate a visão prática de como implementar soluções disruptivas em diferentes setores da economia.
A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.
Navegue pelo site da 35ª Conferência Anprotec e confira a programação completa.