Para Otavio Flaeschen, CEO da OctaCity, a participação no programa foi uma oportunidade única de amadurecimento da solução e de aproximação com o mercado
O GoCreate Challenge, promovido pela Gröwnt e com apoio da Anprotec, apresentou sua vencedora nacional na sexta-feira, 27 de junho. A startup selecionada foi a Octa City Soluções, incubada na Incubadora TEC, no Rio de Janeiro.
A empresa vencedora é especializada na aplicação de tecnologias como inteligência artificial e visão computacional em ambientes urbanos. Seu foco está no monitoramento inteligente, segurança pública e integração de infraestruturas urbanas por meio de análise de vídeo e automação.
“Na Octa City, eles tinham uma tecnologia que ia muito bem no ramo, mas enxergaram a oportunidade e com orientação conseguiram pivotar e expandir seu mercado, utilizando a tecnologia de inteligência artificial para atender um problema que foi apresentado por um demandante tecnológico”, comenta Henrique da Hora, da Incubadora TEC.
A Octa City faz parte da Incubadora TEC, criada em 2006 a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).
“O papel da incubadora, como de qualquer ambiente promotor da inovação, é criar as condições necessárias para que as mentes brilhantes que temos nas universidades e nos ecossistemas possam fazer o que sabem de melhor: inovar”, destaca Henrique.
Durante o programa, a Octa City desenvolveu a solução OctaDocs, um agente de inteligência artificial criado para automatizar a análise e criação de documentos complexos nas áreas jurídica e contábil. “Mais do que um prêmio, essa jornada foi uma oportunidade real de crescimento e validação da nossa visão”, afirmou o CEO da Octa City. “Contamos com mentorias qualificadas e apoio técnico fundamental para o amadurecimento da nossa solução, que agora executa, em minutos, tarefas que antes levavam horas, com mais segurança e eficiência.”
Com o resultado do desafio, a startup avança agora para a fase de aceleração, com previsão de implantação da solução nos próximos meses. “Esperamos colocar essa tecnologia em operação o mais breve possível”, afirma Márcio Lui, especialista em inovação da Gröwnt.
O desafio ofereceu uma oportunidade para startups que trabalham com inteligência artificial (IA) apresentarem suas soluções inovadoras na automação e análise de documentos financeiros.
“A Gröwnt está seguindo para um caminho de digitalização e é muito importante que ela tenha parceiros que estejam envolvidos neste mundo digital, principalmente na parte de inteligência artificial”, comenta Márcio Lui.
O GoCreate Challenge foi desenhado para atrair startups, grupos de tecnologia universitários, hubs de inovação, incubadoras e outros ambientes associados à Anprotec que atuam com soluções inovadoras para automação de processos financeiros. O edital recebeu 12 inscrições, das quais cinco startups foram selecionadas para participar do programa.
“Nossa parceria com a Anprotec foi muito boa. Nós chegamos a startups importantes do cenário de inovação tecnológica do Brasil”, destaca Márcio.
Entre as premiações estão R$ 300 mil para implantação da solução vencedora, participação em trilhas de capacitação, oportunidade de aplicação direta na Gröwnt e visibilidade entre parceiros e potenciais investidores.
“Nós pretendemos lançar outros desafios. São mudanças constantes que acontecem, porque a Gröwnt agora é um ecossistema de inovação completo”, conclui Márcio.