A Anprotec concluiu o segundo módulo do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos, realizado nos dias 14 e 15 de julho no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), em Viçosa (MG). Iniciado no mês anterior no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande (PB), o programa segue capacitando gestores de ambientes de inovação com uma abordagem de excelência internacional, alinhada às tendências de posicionamento, governança, portfólio de serviços, sustentabilidade, internacionalização, comunicação, marketing e inteligência artificial.
Na mesa de abertura, a presidente da Anprotec e diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, agradeceu a presença dos participantes no parque tecnológico: “Toda nossa equipe está eufórica em poder contar com a presença de vocês em nosso parque tecnológico, em nossa universidade, em nossa cidade e compartilhar com vocês um pouco das nossas experiências e do que realizamos aqui”.
O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde está localizado o tecnoPARQ, Demetrius David da Silva, comentou a importância da universidade no desenvolvimento social e tecnológico da cidade, mas também a necessidade de renovação da instituição para garantir sua qualidade. “A tríade que move todo o sistema federal de ensino superior, dividida em ensino, pesquisa e extensão, já não é mais suficiente para os desafios que nós temos. Agora nós temos que ter um quadripé: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, destacou o reitor.
O primeiro dia foi marcado por workshops interativos que exploraram temas como posicionamento estratégico de parques, portfólio de programas e serviços, fomento e impacto por meio de políticas públicas, marketing e comunicação estratégica, e o uso de inteligência artificial na governança de ambientes de inovação. Os participantes também debateram casos reais de parques tecnológicos brasileiros e internacionais, promovendo análises de tendências e redes colaborativas.
Deolinda Garcia, diretora técnica da Anprotec, expressou satisfação com a diversidade dos participantes: “A Anprotec está muito feliz de receber toda essa representatividade de todo o Brasil e compartilhar experiências. Nosso trabalho tem sido em benefício dos associados, e acreditamos que estamos conseguindo satisfazê-los”.
No segundo dia, os participantes realizaram visitas técnicas imersivas ao ecossistema de Viçosa, incluindo a unidade Embrapii Fibras Florestais, o laboratório Bioagro e o Departamento de Zootecnia, localizados na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Laticínios Escola com produtos Viçosa e o stand do tecnoPARQ na Semana do Fazendeiro. Essas atividades permitiram interações diretas com empresas residentes, como Recombiné Biotec, Microbiotec, Microbita no Lab e EcoSoluções, destacando práticas inovadoras em áreas como biotecnologia e agronegócio.
A Anprotec agradece aos palestrantes que enriqueceram esta etapa: Adriana Ferreira de Faria (tecnoPARQ/Anprotec), Artur Gibbon (Oceantec/Anprotec), Cristiane Maria da Silva Abreu (Finep), Eduardo Zanin (Inatel Startups/Embrapii), Guilherme Calheiros (Embrapii), Jeferson Cheriegate (PIT), Jorge Audy (TECNOPUC), Luciano Valente (Anprotec), Marco Crocco (BHTEC), Sheila Pires (MCTI) e Silvio Bitencourt (Tecnosinos).
O terceiro e último módulo ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), em Porto Alegre (RS). Os temas incluirão sustentabilidade econômico-financeira, colaborações globais de inovação, financiamento e captação de recursos, regulamentações internacionais e casos de sucesso de parques tecnológicos.
Para mais informações sobre o programa e inscrições, acesse o site da Anprotec. Associados contam com condições especiais.