A presidente da Anprotec, Adriana Faria, participou ao longo da última semana de uma série de reuniões com instituições e representantes governamentais para discutir temas relacionados ao ecossistema de inovação.
No primeiro compromisso da agenda, Adriana se reuniu com membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em que destacou a importância da relação entre a Anprotec e o MCTI, assim como o apoio do ministério aos ambientes de inovação brasileiros. Adriana Faria também enfatizou a necessidade de atualizar as plataformas InovaLink e InovaData para mapear o ecossistema de inovação ativo no país.
Estiveram presentes nas reuniões Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação; Públio Vieira Valadares, coordenador-Geral de Ambientes Inovadores e Startups (CGAI); além de Luis Gustavo Peles, consultor da Anprotec.
A segunda reunião contou com temas como a preparação do Dia da Inovação Brasil-Nairobi que irá ocorrer durante a Missão Internacional Anprotec, que acontece em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o planejamento de uma conferência internacional da Anprotec e do interesse de receber representantes dos BRICS em painel dedicado ao tema, além do interesse de desenvolver novo programa de softlanding – com orientação a atração de empreendimentos inovadores estrangeiros para o Brasil.
Neste encontro estiveram presentes Carlos Eduardo Higa Matsumoto, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (ASSIN) – MCTI; Luciano Mazza de Andrade, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Itamaraty; Rafael Leal, Chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério das Relações Exteriores; Guilherme Fitzgibbon Alves Pereira, Primeiro-secretário, subchefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação do MRE; Flávio Guion Correia, diplomata e Gustavo Cocentino, Assessor, na ASSIN do MCTI
Na quinta-feira (6), a Anprotec participou do evento de lançamento do Guia de Entendimentos sobre conflito de interesses no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). O documento tem o objetivo de esclarecer questões práticas da aplicação da lei, dirimir conflitos e garantir segurança jurídica a pesquisadores e gestores de instituições de pesquisa no uso dos instrumentos da legislação. A presidente da Anprotec, Adriana Faria, participou do evento, representando a Associação no painel “Visão dos atores do SNCTI”, em que ressaltou o impacto do guia para os atores do ecossistema de inovação.
O próximo compromisso da Anprotec foi com o deputado federal Vitor Lippi (PSDB) em que a presidente da Anprotec apresentou informações setoriais sobre o ecossistema de inovação e sobre as dificuldades das universidades na produção e desenvolvimento de pesquisa por meio de captação de bolsistas. A reunião teve como objetivo buscar um arcabouço na lei para encontrar melhorias e estímulos na transferência de tecnologia dentro das universidades.