A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou na última sexta-feira (17), que a etapa nacional, inicialmente prevista para acontecer de 4 a 6 de junho de 2024, foi adiada em solidariedade ao povo gaúcho, que enfrenta grandes dificuldades em função das inundações que atingiram o estado. Um decreto referendando a decisão será publicado na próxima semana.
“A situação do Rio Grande do Sul exige que o Governo Federal e todas as entidades nacionais, além da sociedade civil estejam concentrados em unir esforços para superar as dificuldades impostas pela emergência climática e a comunidade de CT&I do país também está focada em contribuir da melhor forma para que o povo gaúcho possa superar esse momento tão difícil”, comentou a ministra de CT&I, Luciana Santos.
A nova data para o encontro será divulgada nos próximos dias. Serão mantidos o local, Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília; e a mobilização inicial, incluindo as inscrições para participação presencial ou online. “Todas as inscrições realizadas até o momento serão consideradas. Faremos uma comunicação para as pessoas inscritas, solicitando a confirmação para a nova data e adequaremos as vagas que surgirem com a abertura de um novo lote de inscrições”, informou o professor Anderson Gomes, secretário-executivo adjunto da 5 CNCTI.
A conferência nacional encerra um processo que teve início no segundo semestre de 2023 e mobilizou cerca de 100 mil pessoas em etapas municipais, estaduais, regionais, livres e temáticas. Com ampla participação social o evento discute em quatro eixos temáticos os assuntos estratégicos para formulação das políticas nacionais de CT&I. O resultado das discussões e as propostas apresentadas ajudarão a construir a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para os próximos dez anos.
Solidariedade – Com a cheia do Rio Guaíba e seus afluentes e o grande volume de chuvas na região durante o mês de maio, o Rio Grande do Sul passa por grandes dificuldades. Mais de 500 mil pessoas estão desalojadas. As informações dão conta de 76.580 pessoas estão em abrigos públicos. Até o momento foram confirmados 149 óbitos e há registro de 108 pessoas desaparecidas, além de 806 feridos.
O Governo Federal acionou todos os ministérios para garantir, nas mais distintas áreas, a assistência à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas, em parceria com o governo estadual e os municípios. Até o momento já foram destinados investimentos no total de R$ 60,7 bilhões de reais. Medidas como a suspensão da dívida do Estado por 3 anos e a destinação de Auxílio Reconstrução de R$ 5 mil, via pix em parcela única, para todas as famílias com residências afetadas diretamente pela tragédia também fazem parte do pacote de medidas de auxílio.
O balanço de ações do governo federal conta ainda com 37,5 mil profissionais mobilizados; 8,6 mil equipamentos disponibilizados, 8 hospitais de campanha, 524 toneladas de alimentos entregues ou em trânsito, 2,4 mil toneladas de doações transportadas pelos Correios, entre outras medidas. Informações sobre doações e ajuda voluntária estão disponíveis no link https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/unidospelors
Fonte: MCTI