Na manhã de hoje, 3 de abril, foi realizado um workshop sobre o Sebraetec Negócios Inovadores, destinado aos líderes do Sebraetec, inovação e startups, envolvidos na implementação e operação do programa em suas unidades Sebrae de cada estado. O objetivo foi promover a partilha de boas práticas entre as instituições, bem como facilitar uma troca de experiências sobre desafios e sugestões para o programa.
O evento foi conduzido de forma virtual e teve a participação de Paulo Renato Cabral, gerente do Sebrae Nacional, que reforçou a importância do Sebraetec NI e falou sobre o trabalho conjunto das UFs, da Anprotec e do Sebrae Nacional para o sucesso da iniciativa.
Durante o workshop, foram apresentados os resultados de 2023, discutidas boas práticas, identificadas dificuldades no processo de credenciamento e atendimento, e propostas sugestões para melhorar esses processos. Além disso, realizou-se uma dinâmica de contribuição coletiva em um mural virtual, em que os participantes puderam expressar dificuldades, oportunidades e sugestões.
Mais de 70 participantes estiveram presentes no encontro. Durante a sessão de compartilhamento de boas práticas, coordenadores de quatro unidades estaduais diferentes do Sebrae apresentaram suas experiências com o programa, que podem ser replicadas em outras unidades
Camila Mainara, consultora da Anprotec responsável pela da mobilização de incubadoras e aceleradoras para credenciamento no programa e pela articulação com as unidades Sebrae, fez um balanço do evento, destacando os pontos positivos. “Nossa leitura como equipe foi de um momento excelente, com interesse dos participantes em contribuir coletivamente para o desenvolvimento do Sebraetec NI. Foi bem relevante, pois compartilhamos práticas que já têm gerado bons resultados e que já podem ser replicadas, além de coletar um material rico de sugestões de aprimoramento do programa.”
Este workshop marca uma fase de crescimento do Sebraetec Negócios Inovadores, após um primeiro ano dedicado ao planejamento e à estruturação do programa. Além disso, destaca o compromisso da Anprotec em apoiar as unidades Sebrae na implementação e operação do programa.