A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da mobilização da sociedade e entidades na construção da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma reunião realizada na sexta-feira (08), em Brasília, debateu o cronograma e os eventos estaduais. Além da ministra, participaram o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Guila Calheiros, o secretário-geral da 5ª Conferência, o ex-ministro Sérgio Rezende, representantes das secretarias estaduais de C,T&I, e integrantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
“A Conferência Nacional tem um papel estratégico como espaço de participação social, de contribuição para as políticas de ciência e tecnologia e para o exercício e a consolidação da democracia nas organizações do nosso setor”, disse a ministra. “Por isso, nós temos imensa responsabilidade em garantir que ela ganhe força e amplitude, mobilizando os mais diversos atores em toda a sociedade. Precisamos mobilizar a Academia, os institutos e entidades científicas, o Poder Legislativo, mas também a juventude, os trabalhadores, os estudantes e professores não apenas das universidades, mas também no ensino médio e fundamental, que também são – e precisam ser – casas da ciência”, enfatizou.
O secretário Guila Calheiros também ressaltou a importância da participação de todos os estados na construção da 5ª Conferência e na elaboração das políticas públicas. “A nossa Conferência Nacional não é apenas um evento de alguns dias de discussão aqui em Brasília. É uma conjunção coletiva que vai desde das conferências estaduais, as conferências regionais, passando pelas conferências temáticas. Em junho de 2024, nós vamos consolidar todas as discussões para a construção de uma nova estratégia da política nacional de ciência, tecnologia e inovação”, reforçou.
Após 12 anos, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece entre os dias 4 e 6 de junho de 2024, em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
“Estamos trabalhando há alguns meses de forma intensa na preparação da Conferência, que vai ser a primeira depois de 12 anos, e a diferença para a conferência passada é que agora contamos com a ajuda das tecnologias digitais, o que torna a articulação mais fácil”, explicou ex-ministro Sérgio Rezende.
O secretário-geral da 5ª Conferência anunciou o início das conferências temáticas. A primeira será realizada no próximo dia 12 de dezembro. As etapas estaduais e regionais devem acontecer até abril, e a consolidação dos temas discutidos serão consolidados em maio de 2024, para serem apresentados na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: MCTI