Foi realizado na manhã de hoje (2) o segundo episódio de 2021 da série de webinars AnproTalks, que tem o objetivo de aprofundar o debate sobre “Novas Estratégias para os Ambientes de Inovação em uma Economia e Sociedade em Transformação.” O encontro tratou sobre a chamada nacional para credenciamento de incubadoras e aceleradoras no 2° ciclo do Programa Ideiaz – powered by InovAtiva, que se iniciará na próxima segunda-feira (7).
Em sua 14ª edição, o AnproTalks contou com a participação de três representantes dos realizadores do programa, Krishna Aum de Faria, coordenador de Programas do Sebrae,
Rafael Guilherme Wandrey, coordenador-geral de Empreendedorismo Inovador e Novos Negócios do Ministério da Economia e Guila Calheiros, superintendente Executivo da Anprotec.
O webinar teve início com a apresentação geral do InovAtiva, que está deixando de ser apenas um programa de aceleração e se transformando em um grande hub para o ecossistema brasileiro de inovação. De acordo com Rafael Wandrey, os eixos desse “guarda-chuva” são aceleração (InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto), conexão (InovAtiva Conecta), ecossistema (Ideiaz – powered by InovAtiva Brasil e Comunidade InovAtiva) e educação (Inovativa Academy).
Na sequência, Krishna de Faria fez uma abordagem geral do Programa Ideiaz, discorrendo sobre o seu objetivo de oferecer atendimento e mentoria de incubadoras e aceleradoras qualificadas para projetos que ainda estão em fase de ideação, e ressaltando a oportunidade para os mecanismos se inscreverem no 2° ciclo do programa. “Estamos muito orgulhosos com as instituições credenciadas no 1° ciclo e sabemos que há muitos outros mecanismos de qualidade com potencial para transformar ideias que estão no papel em soluções inovadoras para a sociedade” afirma.
Para apoiar os projetos selecionados para o segundo ciclo, serão selecionadas até 20 instituições para compor o Cadastro de Incubadoras e Aceleradoras do Programa. Todas irão receber uma qualificação virtual de 40 horas oferecida pela Anprotec e o valor de até R$ 3.000,00 por projeto inovador atendido, relativo aos serviços prestados, sem a necessidade de aporte de contrapartidas financeiras ou econômicas.
Complementando a explicação sobre a chamada, Guila Calheiros citou os critérios eliminatórios e classificatórios para os ambientes, além das entregas esperadas ao final de cada atendimento. “Como resultado, esperamos que o empreendedor saía com um modelo de negócios desenhado e validado, com protótipo de produto ou serviço desenvolvido e avaliado por potenciais clientes e com pitch de venda e defesa do negócio pronto” completa.
Cada ambiente selecionado deve atender no mínimo dez e no máximo 20 projetos inovadores encaminhados pelo Programa. O atendimento acontece de forma virtual em um período de dez semanas.
As inscrições para a 2ª chamada nacional para credenciamento de incubadoras e aceleradoras abrirão na próxima segunda-feira (7/6).
Para mais informações acesse a apresentação exibida no webinar.
Confira o webinar completo neste link
Sobre o programa
Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Programa Ideiaz – powered by InovAtiva – tem o objetivo de apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos de todas as regiões do país. A meta é selecionar 1.000 startups em 2021.
Em sua primeira etapa, a iniciativa realizou a mobilização, seleção e qualificação de incubadoras e aceleradoras que receberam e estão apoiando os projetos selecionados na primeira chamada. O período de inscrição da chamada para formação de cadastro de ambientes de inovação credenciados para as próximas chamadas se inicia em 7/6 e vai até 5/7.