Hoje, 12 de fevereiro, às11h, teve início a temporada 2021 da série de webinars AnproTalks, que tem o objetivo de aprofundar o debate sobre “Novas Estratégias para os Ambientes de Inovação em uma Economia e Sociedade em Transformação.”
A 13ª edição do AnproTalks trouxe três representantes dos realizadores do Programa Ideiaz – powered by InovAtiva, lançado em 09 de fevereiro com a abertura da chamada nacional para credenciamento de incubadoras e aceleradoras: Paulo Pupin, gerente adjunto de inovação do Sebrae Nacional, Rafael Guilherme Wandrey, coordenador-geral de empreendedorismo inovador e novos negócios do Ministério da Economia, e Guila Calheiros, superintendente executivo da Anprotec.
O webinar teve início com a apresentação geral do InovAtiva, que está deixando de ser apenas um programa de aceleração e se transformando em um grande hub para o ecossistema brasileiro de inovação. De acordo com o coordenador-geral de empreendedorismo inovador e novos negócios do ME, Rafael Wandrey, os eixos desse “guarda-chuva” são aceleração (InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto), conexão (InovAtiva Conecta) ecossistema (Ideiaz – powered by InovAtiva Brasil e Comunidade InovAtiva) e educação (Inovativa Academy).
Em seguida, o gerente adjunto de inovação do Sebrae Nacional, Paulo Pupin, falou sobre o Ideiaz – powered by InovAtiva Brasil. Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competividade (SEPEC) do Ministério da Economia, o Ideiaz tem o objetivo de apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão gratuita com mecanismos de geração de empreendimentos de todas as regiões do país.
Estão previstas três chamadas nacionais para a seleção de projetos inovadores desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas. A meta do programa é oferecer suporte a projetos de todos os estados e regiões do país, garantindo, efetivamente, a democratização do atendimento e o alcance nacional. A expectativa é selecionar até 150 projetos na primeira chamada e 850 nas subsequentes, totalizando 1.000 projetos atendidos durante o ano.
Dando continuidade, o superintendente executivo da Anprotec, Guila Calheiros, apresentou a chamada o para credenciamento de incubadoras e aceleradoras no 1º ciclo do programa. A iniciativa visa a mobilização, seleção e qualificação de ambientes de inovação para que recebam e apoiem os projetos inovadores. O período de inscrição dessa chamada segue aberto até o dia 28 de fevereiro.
Serão selecionados até 15 ambientes para compor o cadastro referente ao 1º ciclo. Todos irão receber uma qualificação virtual de 40 horas oferecida pela Anprotec e o valor de até R$ 3.000,00 por projeto inovador atendido relativo aos serviços prestados, sem a necessidade de aporte de contrapartidas financeiras ou econômicas.
Cada incubadora ou aceleradora selecionada deve atender no mínimo dez e no máximo 20 projetos inovadores encaminhados pelo Programa. O atendimento nesta primeira chamada acontece de forma virtual em um período de dez semanas. Ao final do processo, os empreendimentos apoiados devem apresentar os resultados conforme estabelecido no edital.
Dentre os requisitos para a seleção dos ambientes, serão avaliados pontos como:
Pelo menos um terço das vagas será destinado às incubadoras e aceleradoras localizadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. E 20% das vagas serão reservadas para os mecanismos que desejam atuar na linha de projetos de impacto socioambiental.
CONFIRA AQUI o webinar completo!
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Programa Ideiaz e a chamada nacional para credenciamento de incubadoras e aceleradoras.