Ontem, 22 de junho, aconteceu mais uma edição do AnproTalks – programa de webinars da Associação para aprofundar o debate sobre “Novas Estratégias para os Ambientes de Inovação em uma Economia e Sociedade em Transformação”.
O sexto webinar da série trouxe as aceleradoras e Instituições Credenciadas CATI (ICCs) associadas à Anprotec que foram selecionadas pelo Programa IA² MCTIC – iniciativa do atual Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), executada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
Moderada pelo diretor de novos ambientes de inovação da Anprotec, Carlos Eduardo Aranha, que fez a abertura do encontro e ressaltou sobre o objetivo da Associação em estar cada vez mais próxima do seu associado, a live contou inicialmente com uma apresentação geral do IA² MCTIC, realizada pelo coordenador do Programa, Pedro Teodoro.
De acordo com ele, o IA² MCTIC é um programa de aceleração tecnológica em Inteligência Artificial para aumentar a competitividade brasileira através da inovação aberta. Suas áreas prioritárias são agronegócio, saúde, indústria e cidades Inteligentes.
“Para garantir o sucesso dos projetos, o Programa envolve diversos stakeholderes do processo de inovação. 1) As startups, os grupos de pesquisa e as empresas de TI são responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico. 2) As instituições científicas e tecnológicas e as aceleradoras dão o suporte tecnológico e de negócios necessários para o sucesso dos projetos. 3) E, por fim, as soluções são apresentadas às empresas âncoras para que possam desenvolver negócios entre si”, explicou Pedro.
De abrangência nacional, a iniciativa cria importante oportunidade para apoiar investimentos em projetos de P&D, orçados em até R$ 500 mil.
No momento, após a seleção das aceleradoras e ICCs, que serão responsáveis por investimento e suporte, e das quais 10 proponentes e 19 nos grupos são associadas à Anprotec, o programa está com inscrições abertas – até 28 de junho – aos executores de projetos de pesquisa para a escalabilidade de seus modelos de negócios.
Após a apresentação do Programa, as aceleradoras e ICCs associadas à Anprotec credenciadas na primeira etapa do IA² MCTIC tiveram a oportunidade de expor seus serviços e projetos em um rápido pitch ao público do Youtube, que teve mais de 350 acessos ao vivo e um pico de 120 participantes concomitantemente.
CLIQUE AQUI e confira o webinar completo com o pitch de cada uma das instituições listadas acima em ordem de apresentação.