O governo do Paraná iniciou em julho o credenciamento dos Parques Tecnológicos do Estado num esforço para fortalecer o ecossistema de inovação. Durante o período de 15 a 31 de julho, os parques receberam visitas técnicas de representantes da Secretaria da Fazenda, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e do Sebrae, para fazer o credenciamento provisório e integrá-los ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separte).
Agora, no próximo dia 15 de outubro acontece o Seminário, das 9h às 12h no Palácio Iguaçu – Salão dos Atos, em Curitiba. Na ocasião, o diretor da Anprotec de internacionalização, e líder temático de parques tecnológicos consolidados, Elso Alberti Júnior, estará presente representando a Associação. Confira a programação abaixo e inscreva-se!
Em um levantamento inicial foram identificadas 18 iniciativas de parques tecnológicos no Paraná, em diversas fases de maturidade.
Para viabilizar a realização do projeto foi celebrado um convênio com a empresa Sig Combibloc do Brasil, por meio do Programa Paraná Competitivo. A empresa, junto com o Sebrae, presta serviços para desenvolver o Sistema de Credenciamento e Avaliação dos Parques Tecnológicos no Estado do Paraná sob a gestão do Separtec.
“A ideia é estimular a participação dos pesquisadores paranaenses, especialmente para o desenvolvimento de pesquisas que venham ao encontro das necessidades do setor produtivo, refletindo no desenvolvimento econômico-social do Paraná”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior.
“Os Parques Tecnológicos se apresentam como um ambiente favorável de apoio ao fortalecimento da competitividade das empresas com ações voltadas à inovação e disseminação do conhecimento, por meio da interação entre empresas, universidades e centros de pesquisa”, explicou Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É neste ambiente que o Separtec se propõe a ser o articulador e promotor das interações entre esses atores no Paraná”.
SEPARTEC
O Governo do Estado do Paraná instituiu o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos – por meio do Decreto 9.194//2018. O objetivo foi constituir um instrumento articulador e incentivador dos diversos atores da ciência e tecnologia do Paraná, responsável por propor políticas e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação no Estado, com foco nos parques tecnológicos.
O Sistema está estruturado em três níveis de governança: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico, com o Conselho Estadual de Parques Tecnológicos, presidido pelo governador de Estado, é composto por 40 entidades representativas do governo, das universidades, do setor produtivo empresarial, institutos de pesquisas e fomento.
O nível tático gerencial, com o Grupo Técnico de Trabalho (GT/Permanente), como uma instância de apoio técnico e assessoramento ao Conselho, responsável pela gerência dos trabalhos inerentes ao funcionamento do Separtec contando com a participação de mais de 60 técnicos especialistas em inovação.
O nível operacional está amparado pela Secretaria- Executiva, como uma estrutura responsável pela operacionalização das ações estratégicas.