Após a solenidade de abertura da 28ª Conferência Anprotec, que aconteceu nesta segunda-feira (17/9), no Centro de Convenções Goiânia, em Goiânia (GO), quatro novas incubadoras receberam a certificação do Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) durante uma cerimônia.
Foram certificadas a Incubadora Tecnológica Univates – Univates, de Lajeado (RS), a Incubadora de Base Tecnológica – InovaParq, de Joinville (SC), a Incubadora Tecnológica da Unochapecó, de Chapecó (SC) e a Criatec Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Unijui, de Ijuí (RS).
“Quando criamos o Cerne, tínhamos um sonho de qualificar as incubadoras brasileiras. Hoje, vemos que a realidade é maior do que o sonho, ao percebermos que o Cerne tem se consolidado como um modelo de referência em gestão de incubadoras e contribuído decisivamente com dezenas de empreendimentos de sucesso em todo o país”, explicou Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec, que conduziu a cerimônia.
O processo de implantação do Cerne vem sendo desenvolvido pela Anprotec e pelo Sebrae desde 2008, ano em que foi realizado o primeiro workshop sobre o modelo de gestão, que apresenta boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave em uma incubadora.
José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Anprotec, Célio Cabral, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Luís Afonso Bermúdez, ex-presidente da Anprotec e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Distrito Federal e Carmem Gondim, gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae-GO, fizeram a entrega dos certificados.