O BootCamp que marca o início do processo de aceleração das 13 startups selecionadas para a 3ª etapa do programa Creative Startups acontece nessa semana, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, em São Paulo (SP). Interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail: [email protected].
No primeiro dia do BootCamp (7/2), representantes dessas instituições se reunirão com lideranças das startups e incubadoras participantes da 3ª rodada do programa, investidores, instrutores, mentores e parceiros associados à Anprotec de todo o país. O encontro acontecerá na sede da Samsung, em São Paulo. Já no segundo e terceiro dias de evento (8 e 9/2), as atividades serão no COW Berrini, na Vila Gertrudes.
A programação do BootCamp prevê apresentações sobre o ciclo de incubação do Creative Startups, os negócios e tecnologias da Samsung, bem como dos Institutos de Ciência e Tecnologia e sessões de mentoria das startups – apenas em 2017, foram 2.210 horas de mentoria técnica.
“É a oportunidade que a Anprotec e os demais parceiros têm para conhecer o grupo todo, confraternizar e passar as mensagens que são importantes para que o processo de aceleração ocorra da melhor forma possível”, salienta Sheila Pires, diretora executiva da Anprotec.
“Nas duas edições do programa já realizadas, totalizamos 20 projetos incubados, 27 incubadoras pré-qualificadas e mais de 750 propostas recebidas, além de parcerias e intercâmbios bem-sucedidos entre startups brasileiras e sul-coreanas”, destaca Paulo Quirino, coordenador nacional do programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Recorde de propostas de negócios inovadores
Neste terceiro ciclo, o programa recebeu o recorde de 400 propostas de negócios inovadores, as quais foram avaliadas por uma banca composta por executivos e especialistas da Anprotec, Samsung, incubadoras apoiadas pelo Programa e Embrapa – mais precisamente da unidade Embrapa Informática Agropecuária.
Além de manter o incentivo a áreas tecnológicas já fomentadas pelo programa – como Mobilidade, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Segurança, Fintech, Saúde Digital, Educação Digital, entre outras –, a partir desta rodada, a ideia é estimular projetos inovadores na área da Agricultura Digital.
Como enfatiza a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, para o Brasil enfrentar o desafio de produzir mais alimentos, de maneira sustentável e a custos menores, o trabalho na agricultura deve ser equipado com ferramentas e técnicas inovadoras, particularmente as tecnologias digitais.
“As oportunidades e desafios surgem em todas as áreas, desde o investimento, desenvolvimento e uso das tecnologias de Internet das Coisas no campo, passando por questões de capacitação, regulação, definição de padrões e segurança da informação”, frisa Silvia.
Nesse ambiente interligado, onde a geração de conhecimento, a mobilidade e o aumento da oferta de aplicativos para dispositivos móveis é um mercado crescente, como lembra Silvia, espera-se que na era da Agro 4.0, o agronegócio – incluindo também os agricultores familiares – possa usufruir dos benefícios desta oferta de tecnologia e conhecimento em suas propriedades, propiciando competitividade e melhoria de renda, além do aumento da oferta de alimentos para o Brasil.
Com o objetivo de estimular negócios inovadores nas diversas áreas tecnológicas apoiadas, o Creative Startups investe até R$ 250 mil por empreendimento e possibilita que as empresas aprimorem seus projetos em uma das incubadoras e aceleradoras credenciadas em todo o território nacional.
“Uma das novidades da 3ª rodada é o fato de que estabelecemos uma parceria com aceleradoras de startups para ampliar a sinergia e a conexão com o mercado”, revela Quirino.
As startups agora contam, também, com um pacote ampliado de serviços e conveniências das empresas parceiras, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura e dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Anprotec e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.
Participam da terceira rodada as seguintes startups:
Broto (AM);
Dreamkid Studio (AM);
Engenho (AM);
Guimo (SP);
Imersão Visual (SP);
IoTMakers (SP);
J O de Queiroga Neto – EPP (AM);
Joga + (SC);
Loox VR (PR);
Maker Company (AM);
NeuroUP (PE);
Tecnologia Roma Mamede Ltda (MG);
Teia Labs (RS).
As incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados são:
Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – CIDE (AM);
Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) (SC);
Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (InUEA) (AM);
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (CIETEC) (SP);
Incubadora Empresarial Santos Dumont (IESD) (PR);
Incubadora Fumsoft (MG);
Instituto Gênesis da PUC-Rio (RJ);
MIDI Tecnológico (SC);
RAIAR – Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RS); Supera – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (SP).
Creative Startups
Resultado de uma parceria inédita entre o setor privado, as redes nacionais de inovação e o setor governamental, o Creative Startups tornou-se um caso de sucesso em escala nacional e referência na relação entre grandes e pequenas empresas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e startups. Com um orçamento inicial de US$ 5M e o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o programa está contribuindo para criar no território brasileiro um ecossistema de novos empreendimentos de base tecnológica para geração de empregos diretos e indiretos, e o aperfeiçoamento das ferramentas institucionais de suporte à inovação no país. Para mais informações, acesse https://anprotec.org.br/samsung.