No tradicional Café da Manhã Anprotec & Parceiros, realizado nesta quinta-feira (7), em Brasília, o presidente, Jorge Audy, fez um balanço positivo de sua Gestão (2106-2017), destacando as principais ações desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos e chamou a atenção para a importância da implantação do novo Planejamento Estratégico da Associação a partir de janeiro de 2018.
Audy destacou, também, que é necessário promover novas iniciativas e estratégias, no momento em que se inicia um novo ciclo de gestão pela nova diretoria (Chapa CONTINUA), eleita na Assembleia de outubro.
“Esse é um momento muito importante. 2017 foi repleto de oportunidades e desafios significativos. Vivemos um momento muito complexo da economia e da sociedade brasileira, e a Associação, atuando unida, soube enfrentar e vencer esses desafios”, contextualizou o presidente da Anprotec até 31 de dezembro, Jorge Audy. “Nós temos uma situação, hoje, bastante estável, do ponto de vista de estrutura, inclusive de equipe, que é extremamente qualificada e preparada para o próximo período de crescimento a partir do ano que vem. Isso é o que a gente espera que aconteça com o Brasil e com toda a economia nos próximos anos, complementou”.
Dentre os parceiros do Sistema Nacional de Inovação presentes no Café da Manhã Anprotec & Parceiros, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, o Secretário de Inovação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinicius de Souza, Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae, o deputado Otávio Leite, novo membro do Conselho Consultivo da Anprotec, e Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor geral do Senai e também membro do Conselho Consultivo da Anprotec.
O deputado Otávio Leite destacou a importância de se revisitar a Lei do Simples Nacional, apresentando o Inova Simples, projeto que pretende auxiliar pequenas empresas e startups. “Em fevereiro, nós vamos retomar com carga total o processo, são várias alterações na Lei do Simples. O Marcos Vinícius tem participado de várias reuniões. A gente tem certeza que, por essa estrada, vamos dar oportunidade a milhares de pessoas que querem, realmente, empreender à luz desse fenômeno do nosso tempo, que é o mundo digital, o mundo da modernidade, do século XXI”, apontou o deputado.
Já Rafael Lucchesi, reforçou a importância de estratégias eficazes e menos burocracia para o desenvolvimento do país. “Queria estimular a todas as pessoas incríveis aqui a construírem e a lutarem por uma agenda que tenha mais desregulamentação e mais eficiência, que tenha políticas estratégicas de verdade. Esse é um grande desafio para nós com relação ao futuro, um futuro incerto. Acredito muito nas possibilidades desse país, mas que, certamente, tem um enorme desafio de se reconectar com uma agenda progressista de desenvolvimento como Estado Nacional”, disse o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor geral do Senai e também membro do Conselho Consultivo da Anprotec.
A diretora técnica do Sebrae parabenizou a Anprotec pela atuação no âmbito do empreendedorismo inovador e ressaltou a parceria da Associação com o Sebrae. “Conseguimos trabalhar com os temais mais atuais, ou seja, a agenda do futuro, com questões fundamentais, como empreender com propósito, corporate venture, estratégias de inovação aberta e aplicação de redes”, ressaltou Heloísa Menezes.
O Secretário de Inovação do MDIC ressaltou o Programa StartOut Brasil, parceria entre o próprio MDIC, a Anprotec, a Apex, o Sebrae e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que tem o objetivo de apoiar a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. “Somamos as nossas expertises para criar um programa completo de apoio à inclusão de startups no mercado global. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e parabenizamos a Anprotec pelos 30 anos de trabalho”, disse Marcos Vinícius.
Para finalizar o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, José Alberto Sampaio Aranha, presidente eleito, apresentou um plano de atuação para início em 2018. De acordo com ele, a gestão será plural, muito voltada aos associados e à sustentabilidade da Associação. “Para abranger essa pluralidade, teremos a colaboração da Câmara da Sociedade, do Grupo de Sofia, representado pela sabedoria dos ex-presidentes da Anprotec, e dos Líderes Temáticos”, explicou Aranha, listando as 21 áreas já estabelecidas e seus responsáveis.
Logo em seguida, toda a diretoria eleita para a gestão 2018-2019 foi apresentada para todos:
José Alberto S. Aranha: Presidente
É Vice-presidente da ANPROTEC e relações institucionais da PUC-Rio. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, diretor da Rede de Tecnologia do RJ, membro do Conselho do: Instituto Endeavor, Instituto Educacional B3 e BRAIN Ventures. É Engenheiro Químico pela UFRRJ e pós-graduado em Administração pelo IAG PUC-Rio, Comércio Exterior pelo CECEX RJ e empreendedorismo na Nova Southeastern University (Fort Lauderdale) – FL- USA.
Francisco Saboya Albuquerque Neto: Vice-presidente
Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Diretor-Presidente do Porto Digital, considerado um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É diretor da ANPROTEC e presidente da Divisão Latinoamericana da IASP. Também é coordenador nacional da Câmara de Tecnologia da Informação da CNC. É professor da Faculdade de Ciências da Administração da UEPe.
Daniel Leipnitz: Diretor de Novos Ambientes de Inovação
Presidente da ACATE entidade que tem várias unidades que representam os novos centros de empreendedorismo e inovação. Conselheiro da FAPESC e Diretor de Tecnologia da ADVB/SC. É administrador pela UDESC / ESAG e tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela UDESC / ESAG.
Emília Rosângela Pires da Silva Franco: Diretora de administração e finanças
É Presidente da Rede Goiana de Inovação e ocupa o cargo de Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG / CEI. Foi Secretária Financeira e membro do Conselho Fiscal da Rede Goiana de Inovação. É Administradora de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira e pós-graduada em Gestão pela UFG onde fez o curso de Gestão Financeira.
Gabriela C. Ferreira: Diretora Técnica
Doutora em Administração pela UFRGS, Mestre em Economia Rural pela UFRGS e Engenheira Agrônoma pela UFRGS. É Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC. Foi fundadora da Rede INOVAPUCRS, que recebeu o Prêmio FINEP de INOVAÇÃO. É professora titular e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e avaliadora Ad Hoc de diversos periódicos da área de gestão.
Gisa Bassalo: Diretora de Redes e Associados
Profa do ITEC/UFPA. É arquiteta e urbanista, mestrado Ciência da Computação e doutorado em Engenharia de Produção. Foi Diretora da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas – RAMI, Diretora de Inovação Tecnológica da SECTI / PA, Diretora da Agência de Inovação, coordenadora do Programa de Incubação PIEBT da UFPA e Coordenadora Técnica da Implantação do Parque do Guamá. Foi Diretora-executiva do Núcleo Software do Pará – PARASOFT.
Mariana de Oliveira Santos: Diretora de Relações Internacionais
Economista e Especialista em Contabilidade Governamental FACE/UFMG; Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG e Doutoranda do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. Gestora Executiva do BH-TEC. Possui experiência de internacionalização com a participação em eventos e missões técnicas internacionais, construção de memorandos de entendimento e acordos de cooperação.
Renato Valente: Diretor de Empresas
É Country Manager do programa global de inovação aberta da Telefónica, com investimento em startups com seus fundos Wayra, Telefonica Ventures e Amérigo. Trabalhou em empresas como IBM e TAM. É investidor anjo da Anjos do Brasil e fundou a Ocapi onde liderou o processo de venda da empresa. Formado em Administração de Empresas (FAAP), com especializações em Venture Capital (Berkeley – CA), gestão de negócios (IESE Barcelona) e MBA (Insper).
Assembleia Geral Extraordinária
Após o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, foi realizada a 13ª Assembleia Geral Extraordinária da Anprotec. Entre os itens da pauta estiveram a movimentação de associados; apresentação dos resultados de ações e projetos de 2017; apresentação da prestação de contas de 2017; apreciação do Plano de Ação Anual e Proposta Orçamentária para 2018; aprovação do reajuste da anuidade para 2018; e deliberações de assuntos de interesse da Anprotec.