[:pt]
Nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Anprotec firmou parceria com a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, a Criabrasilis, associação científica e cultural sem fins lucrativos que tem o objetivo de reunir profissionais, estudiosos e interessados em criatividade e inovação como método para o progresso da sociedade brasileira. A assinatura da parceria aconteceu na sede da CNI, em São Paulo.
O memorando de entendimento tem como objetivo motivar a criatividade e a inovação através da constituição de uma rede de laboratórios de criatividade no país. A iniciativa visa recuperar a confiança e a autonomia criativa das pessoas, para que elas desenvolvam projetos inovadores que tragam valor à sociedade brasileira.
“O acordo cria uma conexão muito importante para o movimento de inovação e empreendedorismo no país”, ressalta Jorge Audy, presidente da Anprotec. “Esses laboratórios de criatividade podem difundir e estimular técnicas que ajudem a estimular a criação de novas soluções para problemas complexos, como os que enfrentamos atualmente”, completa.
A ação foi coordenada pelo vice-presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, e tem como ponto focal a constituição de um conjunto de laboratórios e de ações de criatividade em diversos ambientes de inovação de todo o Brasil. “Nosso objetivo é criar uma rede nacional”, completa Audy.
“As pesquisas podem mostrar formas de avaliar um perfil criativo, ou como desenvolver um ambiente criativo e até mesmo avaliar se um produto é inovador. Essa é a contribuição da academia para a prática”, destaca Solange Muglia Wechsler, presidente da Criabrasilis. “A criatividade pode ter ideias divergentes, mas a aplicabilidade da criatividade é a inovação”, acrescenta Solange.
O acordo de cooperação entre a Anprotec e a Criabrasilis tem duração de 36 meses, podendo ser prorrogado frente a termo adicional firmado por ambas as partes.
[:]