[:pt]
As startups Egalitê Recursos Humanos Especiais e a Credit Dream, com passagens pelo Tecnopuc e pelo Porto Digital, respectivamente, foram selecionadas no Global Grand Challenge Awards da Singularity University. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (14), durante o Global Summit Singularity University, realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Francisco, nos Estados Unidos.
A premiação foi dividida em 12 áreas, cada uma relacionada a um grande desafio global, como energia, alimentação, saúde e meio ambiente. As duas startups brasileiras foram destaques da categoria Prosperidade, focada em soluções para a redução da pobreza e a promoção de uma distribuição mais igualitária das oportunidades econômicas de autorrealização.
Entre as três selecionadas nesta categoria, a Egalitê, que iniciou sua trajetória no primeiro Torneio Empreendedor da PUCRS, e passou pela Raiar, ambiente de desenvolvimento de startups do Tecnopuc, conquistou a primeira colocação. A startup busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“É incrível saber que o que fazemos chamou a atenção da Singularity, que está preocupada em como será o mundo nos próximos 50 anos. E é gratificante saber que eles consideram o que uma empresa brasileira está pensando para solucionar os problemas do mundo. Estamos muito felizes”, relata o CEO da Egalitê, Guilherme Braga.
Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, que está nos Estados Unidos representando a PUCRS no evento e acompanhou a entrega do prêmio, a conquista da Egalitê é um orgulho para o ecossistema do Parque e seu ambiente de desenvolvimento de startups. “Mais do que isso, representa o reconhecimento do país nas áreas de empreendedorismo e inovação em escala global. Temos que ter mais casos assim”.
O gerente da Raiar, Leandro Pompermaier, acrescenta que o crescimento empreendedor do CEO da Egalitê, do Guilherme Braga “indica que a união de jovens profissionais que querem mudar o mundo com ecossistemas ricos, como o do Tecnopuc, resulta em algo grandioso, como o prêmio”.
Outro destaque da categoria Prosperidade, a Credit Dream quer universalizar o acesso a crédito por meio de aplicações descentralizadas baseadas em Blockchain. A tecnologia proprietária desenvolvida pela startup conecta investidores e tomadores de empréstimos, permitindo taxas mais baixas e retornos mais elevados.
“A escolha de duas startups brasileiras no competitivo e altamente reconhecido como o Grand Challenges Award, da Singularity University, na categoria Prosperity, mostra o estágio que estamos nos nossos ecossistemas de inovação, no caso, Porto Digital e Tecnopuc, posicionando duas empresas que nasceram nos ecossistemas de inovação e estão se desenvolvendo e se internacionalizando, passando a atuar em escala global. Bela conquista dos empreendedores e do nosso movimento. Parabéns aos envolvidos, motivo de justo orgulho. Sucesso à Egalite a à Credit Dream!”, destacou Jorge Audy, presidente da Anprotec.
[:]