A superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, está na cidade de Mérida, no México, onde participa das atividades do Fórum Latino-Americano de Investimento de Impacto, que começou na terça-feira (16) e encerra na quinta-feira (18). A superintendente participa do evento a convite do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), no âmbito da parceria firmada para o Programa de Aceleração e Incubação de Impacto. O programa, lançado durante a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, em outubro de 2015, também conta com o apoio do Sebrae.
Após a abertura oficial do evento, foram divulgados os empreendedores sociais selecionados para o programa de aceleração I3 Latam, que oferece suporte para plano estratégico e conexão com parceiros internacionais para impulsionar negócios de impacto. Dentre os premiados, diversos negócios de base tecnológica, altamente inovadores, de diversos países: Guatemala, Colômbia, Equador, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Chile, Honduras, Panamá, México Uruguai e Argentina. “Isso desmitifica a ideia de que impacto social e tecnologia não andam juntos”, afirma Sheila. A palestra de abertura ficou a cargo do editor de negócios da revista The Economist, Matthew Bishop, que falou sobre as perspectivas dos investimentos de impacto.
No segundo dia do evento, nesta quarta-feira (17), a sessão de abertura contou com a presença da diretora executiva do ICE, Celia Cruz, e do diretor executivo da Sitawi Finanças do Bem, Leonardo Letelier, que falaram sobre as perspectivas de finanças sociais no Brasil (foto). As atividades continuaram com apresentação de cases de sucesso de empreendedores sociais na América Latina, mesas redondas e palestras.
Para o último dia do evento, além das atividades da programação, está previsto o lançamento de um concurso para empreendedores sociais latino-americanos, o prêmio Stephan Schmidheiny, concedido pela Viva, organização que contribui para o desenvolvimento humano sustentável e é apoiada pela empresa Masisa.
Sobre o evento
Organizado pelo grupo New Ventures México, uma plataforma que promove empreendedores sociais e ambientais, o Fórum Latino-americano de Investimento de Impacto é um dos maiores encontros voltado ao fortalecimento de empreendedorismo social e ecossistema de investimentos de impacto.
O público é composto por representantes de empresas ambientais e sociais, grandes corporações, fundos de investimentos, fundações, ONG’s e escolas de negócios, dentre outros.
Na programação, há palestras, apresentação de cases de sucesso, workshops e painéis de discussão, que propiciam a troca de experiências, colaboração e elaboração de ações conjuntas dentre os participantes.