Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro, a Anprotec promoveu em Brasília (DF) o tradicional café da Manhã Anprotec & Parceiros, reunindo associados e instituições parceiras da Associação, para apresentar as principais ações e programas desenvolvidos ao longo de 2015. Durante o evento, foram anunciados os vencedores da 19ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador e as oito startups selecionadas para o Programa de Promoção da Economia Criativa, em parceria com a Samsung e o centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI-Daegu), da Coreia do Sul.
Na abertura, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera (foto), destacou a aprovação do Código Nacional de CT&I (PLC 77/2015) e de investimentos que podem ajudar ainda mais o desenvolvimento da CT&I no país, mesmo em tempos de recessão econômica. “Ontem, conversei com a presidente Dilma para que seja feita a sanção do projeto ainda nesse ano e, hoje, temos uma importante reunião com o ministro Levy para avançar no empréstimo com o BID. Nesta semana, também estivemos com o presidente do BNDES para conversar sobre o Fundo Amazônia”, relatou. Para o ministro, isso mostra que “mesmo diante da crise, existe disposição da comunidade internacional de investir no Brasil porque acredita que o país é um celeiro de bons quadros, bons pesquisadores, com capacidade e massa crítica para produzir conhecimento”.
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, apresentou as principais ações desenvolvidas ao longo do ano pela Associação, reiterando a importância do o empreendedorismo inovador para o crescimento do país. “Todos nós que estamos aqui acreditamos no princípio que a mudança e as transformações que podemos fazer nesse país passam pela construção de sonhos, que são iniciativas empreendedoras, de um povo brasileiro que sabe lidar com a adversidade, com a compreensão de que devemos nos alimentar desses diferentes ciclos sazonais que vivemos , para crescer e construir novas alternativas de desenvolvimento”, afirmou.
Como destaques do ano de 2015, a presidente da Anprotec (foto) citou as parcerias com grandes empresas e com o Instituto de Cidadania Empresairal (ICE) e a inserção internacional da Associação e do movimento brasileiro de empreendedorismo inovador. Outro destaque foi a parceria de longa data com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos últimos 15 anos, que tem contribuído significativamente para a qualificação dos ambientes de inovação brasileiros.
Francilene, que a partir de 2016 deixará a presidência, aproveitou a ocasião para agradecer conselheiros, associados e a equipe da Associação pelo trabalho nos últimos quatro anos, ressaltando a importância dos diferentes atores na trajetória da Anprotec. “É fundamental a compreensão dessa complementariedade que temos. Acho que esse é o espírito mais vivo no ambiente da Associação, do movimento de parques e incubadoras. A compreensão de que, ao sermos complementares, somamos energias e esforços e chegamos cada vez mais longe com nossos parceiros”, afirmou.
A diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes (foto), confirmou a continuidade da parceria com a Anprotec, reiterando a visão do Sebrae. “Acreditamos que podemos vencer os momentos de escassez e transformá-los em oportunidades de agregar competências, capacidades e recursos. É através do estímulo ao empreendedorismo e à inovação que podemos superar qualquer momento de crise”, afirmou. Heloísa destacou os principais projetos do Sebrae voltados para o estímulo a inovação e desenvolvimento tecnológico, como o Sebraetec, que deve fechar o ano com aportes de R$ 350 milhões.
Convênio com ICE
Durante o Café da Manhã, foi assinado o convênio entre Anprotec, Sebrae e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para a execução do programa “Incubação e Aceleração de Impacto: disseminando o tema de negócios de impacto para aceleradoras e incubadoras”. O Programa tem por objetivo estimular os ambientes de inovação a traçarem uma estratégia de inclusão de negócios de impacto em seu portfólio.
Para a presidente do ICE, Renata de Camargo Nascimento (foto), a assinatura do convênio irá estimular ainda mais os grandes empreendedores brasileiros, que já estão sensibilizados com essa parceria e com o movimento que a Anprotec lidera. Em complemento, a diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, afirmou que a parceria permitirá tratar o empreendedorismo inovador com um olhar diferenciado.
Parceiros destacam atuação da Anprotec
A presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Cristina Quintella, falou da necessidade de incutir bases do empreendedorismo na sociedade brasileira, destacando o papel da Anprotec, e a atuação da presidente Francilene Garcia. “Sem a Anprotec, não vejo como poderíamos impactar favoravelmente a balança comercial brasileira”, disse. Durante a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Inovação, realizada em Cuiabá (MT), as duas instituições assinaram um acordo de cooperação.
O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane (foto), comentou sobre a atuação do CGEE em projetos de inovação, diante de um ano de grandes transformações no país. “Graças a projetos muito arrojados que começamos há dois anos, conseguimos testar ao longo de 2015 várias ferramentas de planejamento, gestão e avaliação de iniciativas inovadoras no âmbito das políticas públicas, que puderam difundir e disseminar a atuação inovadora”, avaliou.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), Clóvis Meurer, enalteceu a longa parceria entre a Anprotec e a Abvcap. “Desde os anos 90, com vários parceiros e companheiros presentes aqui hoje, estamos peregrinando por esse Brasil em incubadoras, em centros tecnológicos, buscando empresas, empreendedores e parceiros do mundo da Anprotec, que trabalham com empreendedorismo inovador. Por isso, continuem com essa coragem, trabalhando o empreendedorismo sob esse olhar, pois dessa forma teremos ainda boas vitórias”, ressaltou.
O diretor-geral do Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAI) e presidente do Conselho Consultivo da Anprotec, Rafael Lucchesi, falou da importância da Anprotec no cenário atual do país. “Infelizmente, voltamos à dependência de empréstimos internacionais de organismos multilaterais. Mas nós vamos resistir e vamos fazer isso em torno de uma institucionalidade progressista na sociedade. A Anprotec representa exatamente esse valor. É onde nós nos unimos para lutar por um Brasil maior, um país fundado na ética, em uma agenda moderna de sociedade, em que o conhecimento gera riqueza”, afirmou.
No encerramento do Café da Manhã, foram realizadas homenagens a dirigentes da Associação que deixarão o cargo em 2016. Do Conselho Consultivo, foram homenageados Mauricio Guedes, Luis Afonso Bermúdez e Fernando Kreutz. Já da Diretoria atual, receberam homenagens o diretor Ronaldo Tadeu Pena e a presidente Francilene Garcia.