A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec) anunciou, nesta quinta-feira, 3, os vencedores do 19° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Durante o Café da Manhã Anprotec & Parceiros realizado em Brasília (DF), as instituições e empresas vencedoras receberam troféus e certificados, além de um prêmio em dinheiro e viagens para estudo e negócios.
Segundo a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, “ esse prêmio mostra o vigor do nosso movimento que, a cada ano, reconhece iniciativas de sucesso executadas não apenas pelos ambientes de inovação, mas pelos empreendimentos por eles apoiados. É uma prova do potencial de contribuição do empreendedorismo inovador para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma.
Na categoria Melhor Empresa Incubada (EI), a vencedora foi a TNS, empresa incubada do Centro de Laboração para Tecnologias Avançadas (Celta), de Florianópolis (SC). A TNS é referência no segmento de antimicrobianos e funcionalização de produtos, produzindo soluções com nanotecnologia aplicada para a indústria, com destaque nos setores de polímeros, tintas e cerâmicos, e também têxtil, médico-hospitalar e veterinário.
A HI Technologies foi a vencedora na categoria Melhor Empresa Graduada (EG). Fundada em 2004, a empresa passou pelo processo de incubação da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec-PR). A HI desenvolve equipamentos médicos com o objetivo de conectar pacientes e profissionais de saúde de uma forma diferenciada. Todo o processo criativo e de produção da empresa é orientado para o desenvolvimento de produtos que promovam a saúde por meio de soluções humanizadas e que valorizam as necessidades de médicos e pacientes.
Na categoria Parque científico e tecnológico (PCT), o vencedor foi o Porto Digital, de Recife (PE). Fundando em 2000, o parque ajudou a revitalizar a região do centro histórico do Bairro do Recife, onde está localizado. Sua atuação se concentra nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design.
A Supera Incubadora de Empresas, ligada à Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase), foi a vencedora na categoria Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT). Localizada em Ribeirão Preto (SP), a incubadora possui infraestrutura para acolher empreendimentos de base tecnológica e oferece consultorias gerenciais, capacitação, rede de contatos, além de facilitar a participação das empresas em eventos nacionais e internacionais.
A Incubadora de Empresas Habitat, gerida pela Biominas Brasil, conquistou o prêmio na categoria Melhor Incubadora de Empresas Orientada para Desenvolvimento Local e Setorial (DLS). A incubadora está localizada em Belo Horizonte (MG) e é voltada ao apoio à criação e desenvolvimento de projetos e empresas de base tecnológica nas áreas de ciências da vida.
Na categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo (CEI), o vencedor foi o Inova Prati, programa de atração de talentos executado pela Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos e similares, sediada em Toledo (PR). O Inova Prati busca talentos em diversos níveis de graduação, de áreas como Farmácia, Engenharia Química, Química, Biologia, Biomedicina, que tenham alguma ideia ou proposta de pesquisa e inovação em medicamentos, processos e tecnologias farmacêuticas.
Lista completa de vencedores
Projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador (CEI)
Inova Prati, da empresa Prati-Donaduzzi – Toledo (PR)
Incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial (DLS)
Incubadora de Empresas Habitat
Incubadora de empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologias (PIT)
Supera Incubadora de Empresas
Parque científico e tecnológico (PCT)
Porto Digital
Empresa graduada
1º lugar: HIT Tecnologia em Saúde, graduada pela Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec-PR), de Curitiba (PR)
2º lugar: DAP Engenharia Florestal, graduada pela Incubadora do CenTev, de Viçosa (MG)
3º lugar: BioClone Produção de Mudas, graduada pela Incubadora INTECE-Centec, de Fortaleza (CE)
Empresa incubada
1º lugar: TNS, incubada no Celta, de Florianópolis (SC)
2º lugar: PNP Soluções em Bioengenharia, incubada no Midi Tecnológico, de Florianópolis (SC)
3º lugar; Forebrain Neurotecnologia, da Incubadora da Coppe/UFRJ, do Rio de Janeiro (RJ)