Nesta quinta-feira (24), o movimento do empreendedorismo inovador brasileiro foi destaque em diferentes atividades da 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), realizada em Pequim, na China. Além da participação dos associados em sessões específicas, a plenária de abertura do dia foi moderada pelo vice-presidente da Anprotec, Jorge Audy.
Intitulada “Novas comunidades e inovação social: ambientes de convivência e trabalho”, a plenária moderada por Audy apresentou exemplos de transformação de áreas urbanas a partir da atuação de parques tecnológicos e ambientes de inovação. Logo após a sessão, o vice-presidente da Anprotec falou sobre essa tendência mundial. Clique aqui para assistir ao vídeo.
Ainda na parte da manhã, o palco principal recebeu 10 representantes de ambientes de inovação de todo o mundo para uma sequência de picth sessions, que abordaram iniciativas e programas de internacionalização. O diretor do Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rafael Prikladnicki, apresentou as principais ações desenvolvidas pela instituição com o objetivo de internacionalizar suas empresas.
À tarde, foram realizadas sessões paralelas. Na sessão 5, “Ambientes e espaços para empreendedorismo inovador”, o analista de inovação do Porto Digital, Adalberto Rodrigues, apresentou o case dos Armazéns de Criatividade, criados para impulsionar a economia nas cidades de Petrolina e Caruaru, em Pernambuco.
Já na sessão 6, “Parques científicos e comunidades de inovação em regiões de desenvolvimento”, o diretor de inovação do Porto Digital, Guilherme Calheiros, apresentou a atuação do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co),destacando o uso da Internet das Coisas para a melhoria da qualidade de vida.
As atividades do segundo dia do evento encerraram com a realização da Assembleia Geral da IASP. Além de informes sobre os principais projetos realizados ao longo de 2014, o diretor geral da IASP, Luis Sanz, apresentou o quadro de movimentação de associados e ideias de mudanças na organização da Associação. Por fim, foi realizada a votação para escolha da sede da conferência em 2017, que teve como vencedora a cidade de Istambul, na Turquia.