A Oi e a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ firmam parceria para o lançamento do Empreendedores – o Jogo de Negócios. A iniciativa educacional é uma simulação de situações de análise e gerenciamento do universo corporativo. O jogo acontece num ambiente virtual e com uma grande variedade de situações de negócio, cabendo ao participante analisar as opções disponíveis e tomar decisões para obter os melhores resultados de sua empresa fictícia. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades para atuar no mercado de trabalho, concorrer a uma viagem internacional para ampliar sua capacitação e ainda têm a chance de trabalhar na Oi.
O jogo foi desenvolvido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e, em parceria com a Oi, será aplicado pelo núcleo de jogos da Incubadora. Os jogos desenvolvidos pelo núcleo permitem que futuros empreendedores vivenciem as decisões enfrentadas pela equipe gestora de uma pequena ou média empresa, sentindo as emoções e incertezas de um disputado mercado.
A participação é aberta para todos os interessados que tenham interesse em ampliar e avaliar o seu conhecimento sobre o mundo dos negócios – jovens universitários, empreendedores, futuros empreendedores, colaboradores de empresas, empresários. Os competidores podem se inscrever em grupo. “A Oi mantém em sua estratégia o desenvolvimento de projetos inovadores de disseminação do conhecimento. O Empreendedores reforça o DNA de inovação da companhia. A parceria com a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ não só contribui com a expertise dessa renomada instituição, como também chancela o projeto”, afirma Abel Camargo, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.
“O tema empreendedorismo interessa, cada vez mais, ao jovem brasileiro de todas as formações acadêmicas. No entanto, a grande maioria deles não teve oportunidade de viver essa experiência. Nosso objetivo, com esta ferramenta, é justamente incentivar esta cultura empreendedora e auxiliar estes jovens que visam transformar em carreira a condução de uma empresa”, diz Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.
Como Funciona
O grupo cria uma empresa fictícia no ambiente do jogo de acordo com as opções disponíveis. Em seguida, toma decisões de gerenciamento, pensando nas estratégias de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção e inovação, analisando os concorrentes e o mercado em determinadas condições econômicas. A cada rodada é preciso tomar uma nova decisão. Cada resultado leva a situações que exigem novas resoluções, exatamente como acontece no mundo real.
Capacitação
O jogo é uma plataforma de capacitação, que incentiva a prática de conhecimentos. O participante processa informações, habilidades e atitudes, articulando as dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais enquanto encara as simulações empresariais do jogo. Para auxiliar no processo de capacitação, o jogo disponibiliza ferramentas e conteúdos sobre os diversos aspectos envolvidos na gestão de negócios.
Como participar
Os interessados devem se cadastrar pelo site www.oiempreendedores.com.br e pagar uma taxa de R$ 30,00 para receber a chave de ativação de sua inscrição, até o dia 19 de março. Clientes do plano de telefonia móvel Oi Galera pagam valor promocional de R$ 10,00. A partir daí, o participante recebe seu acesso ao jogo na área restrita do site, onde também pode tirar suas dúvidas, visualizar os próximos passos do cronograma e os avisos importantes. A inscrição pode ser feita em equipes de dois até cinco participantes. Ao começar a competição, o jogador recebe um aviso por e-mail para iniciar a competição e deve respeitar o cronograma estabelecido. O jogo é dividido em fases e será iniciado em abril de 2015. Cada uma tem um critério de classificação próprio.
Benefícios
Os participantes aprendem a usar ferramentas de apoio à decisão, tanto quantitativas como analíticas; conhecem o processo de gestão em várias áreas de uma empresa e as relações entre elas no processo de tomada de decisão; obtêm experiência em avaliação de resultados e desempenho e em situações de negócios que podem se repetir no mundo real; ganham habilidade de planejar estratégias de negócio; adquirem visão de longo prazo na gestão de uma empresa.
Prêmio
Além de se preparar para o futuro e desenvolver suas habilidades empreendedoras, os participantes concorrem a uma viagem internacional para estender sua capacitação, com visitas técnicas a centros de referência em empreendedorismo e atividades de desenvolvimento como workshops e palestras focadas em inovação.
*Com informações e imagem da incubadora da Coppe/UFRJ