O I Encontro Rede Incubadoras Brasil Criativo é uma realização da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Nacional e do DF –, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Entre os dias 17 e 21 de novembro, os participantes passaram por capacitação técnica, debates e troca de experiências para o fortalecer a Rede Incubadoras Brasil Criativo e discutir propostas de políticas públicas de economia criativa no Brasil.
Georgia Haddad Nicolau, Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovações do Ministério da Cultura, enalteceu a importância das implantações das Incubadoras e das parcerias. “Este encontro é um exemplo de gestão de conhecimento e fortalecimento da economia criativa”, finaliza Georgia.
Capacitação
A capacitação foi conduzida ao longo desta quinta-feira, dia 20, pela equipe da Anprotec, que iniciou os trabalhos abordando o conceito de economia criativa em negócios criativos e a elaboração de planos de negócios.
Julia Zardo, Gerente de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e Dra. Técia Vieira Carvalho, conselheira da Anprotec e e presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará, falaram ainda sobre incubadoras como instrumento de políticas de desenvolvimento regional e governança corporativa. Para isso, apresentaram o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), modelo de gestão para incubadoras de empresas, desenvolvido pela Anprotec em parceria com o Sebrae.
Na sequência, os participantes foram divididos em equipe, para discutir os temas apresentados e estabelecer estratégias de atuação das Incubadoras.
*Foto e informações do Brasil Criativo