As inscrições para a Fase 2 do InovAtiva Brasil foram prorrogadas até o dia 17 de agosto. Até essa data, os interessados poderão submeter projetos para participar da seleção, em que até 300 participantes receberão ajuda de empreendedores, investidores, consultores de negócios e executivos para aprimorarem o modelo de negócios de suas startups. Após o encerramento das inscrições, os participantes cadastrados continuarão tendo acesso aos materiais e aos canais de capacitação, tais como vídeos e webinars, bem como ao espaço Comunidade, onde é possível interagir com outros usuários afins, conectando-se por área de atuação e localização.
Os 300 projetos selecionados para a Fase 2 receberão mentoria individual e gratuita por cerca de dois meses. Os 100 empreendedores mais bem preparados serão selecionados para a Fase 3, em que terão mentoria de prazo mais longo e oportunidade de interagir com potenciais investidores e parceiros no Brasil e no exterior.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil oferece capacitação, coaching e mentoria para negócios inovadores. Empreendedores de sucesso, investidores, consultores especializados e altos executivos serão convidados como mentores e irão disponibilizar um número mínimo de horas por mês, ao longo de cerca de seis meses, para ajudarem os participantes nos estágios iniciais dos seus negócios. Entidades parceiras do InovAtiva Brasil, como Endeavor, a consultoria empresarial Mckinsey, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), o Instituto Anjos do Brasil e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) auxiliarão no convite e seleção destes profissionais.
O processo de implantação da plataforma de mentoria está sendo coordenado por especialistas da empresa Everwise e pelo Wenovate, que executa o programa. Em visita realizada ao MDIC, nos dias 21 e 22 de julho, a Everwise realizou workshop onde foram apresentadas as bases de utilização da plataforma para a segunda fase do InovAtiva Brasil. Na ocasião, também esteve presente um representante da Endeavor.
Sobre o InovAtiva
Em 2013, a edição piloto do InovAtiva Brasil teve cerca de 3,5 mil empreendedores inscritos de 350 municípios e 24 estados. Foram 1.635 projetos submetidos na primeira fase, 50 selecionados para a segunda etapa e 20 para a terceira. Duas mil pessoas participaram ainda dos eventos de divulgação e o site oficial do programa recebeu 210 mil visitas.
Entre os projetos inscritos para a primeira edição do InovAtiva, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), ambiental (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).
Interessados devem se cadastrar em: http://www.inovativabrasil.com.br