Pouco antes da abertura do “Congresso ABVCAP-2014”, realizado nos dias 14 e 15, no Rio de Janeiro (RJ), ocorreu a votação do novo presidente pelo conselho da ABVCAP. O eleito foi Fernando Borges (foto), Managing Director e “Co-head” das operações de private equity do Carlyle Group no Brasil e na América do Sul, que deve ocupar o cargo por dois anos (2014-2016). Os novos vice-presidentes eleitos são Clovis Meurer, da Companhia de Participações (CRP) e Luiz Eugenio Figueiredo, da ABVCAP.
“O segmento de private equity vem crescendo bastante no Brasil, mas isso é apenas o início de um longo processo, dado o tamanho do potencial dessa indústria no Brasil”, disse Borges, durante coletiva de imprensa. “O volume de capital aumentou significativamente e há muitos negócios acontecendo”, reforçou. Questionado sobre os setores que mais atraem os fundos atualmente, Borges afirmou ser difícil elencar essas preferências devido à diversidade dos perfis de gestores. “Há fundos grandes que concentram mais capital em infraestrutura, outros ligados à área de tecnologia, existem os que preferem o setor de real estate e vemos ainda gestoras apostando suas fichas em saúde, educação e consumo.”
Tributação, responsabilidade do gestor, banco de dados e uma melhor performance da indústria de private equity e venture capital foram os primeiros temas apresentados para os próximos dois anos pelo novo presidente.
Para Clovis Meurer, ex-presidente da ABVCAP e um dos vice-presidentes eleitos para a próxima gestão, o fato de Fernando Borges trabalhar para uma das maiores casas de private equity do mundo vai agregar um valor ainda maior à ABVCAP, principalmente no cenário internacional. “Essa escolha foi unânime entre os membros do Conselho, pois entendemos que a indústria de participação no Brasil precisava de um representante de um fundo global”.
Currículo
Desde que se juntou ao Carlyle em 2007, Borges tem participado ativamente dos investimentos do Carlyle no Brasil, principalmente na aquisição da CVC Operadora e Agência de Viagens S.A. (BVSP:CVCB3), uma das maiores empresas de turismo da América Latina; e da Qualicorp S.A. (BVSP:QUAL3), a maior administradora de benefícios de saúde no Brasil. Antes de se juntar ao Carlyle, Fernando foi Managing Director do AIG Capital Partners e CEO do AIG Capital Investments do Brasil, sendo responsável pela gestão dos ativos de private equity do AIG no Brasil. De 1994 a 1999, Fernando foi Diretor da divisão de private equity do Bozano, sendo responsável pela gestão de um fundo de private equity patrocinado pelo Grupo Bozano, Simonsen e pela Advent International.
Borges possui mais de 18 anos de experiência em private equity no Brasil, tendo participado em mais de 20 operações neste período. Possui um “Graduate Diploma” pela SAIS – School of Advanced International Studies of the Johns Hopkins University, the Bologna Center, e um Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasilia. Atualmente, participa do Conselho das empresas da carteira do Carlyle na região: CVC Brasil Operadora e Agencia de Viagens S.A., Scalina S.A, Orguel Administração e Participação S.A., Ri-Happy Brinquedos S.A., e Estok Comércio e Participações Ltda (“Tok & Stok”).
* Com informações da Abvcap
* Foto: WN.com