Capacitar, inspirar e conectar. Esses são os objetivos da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que acontece entre os próximos dias 18 e 24, em todo o Brasil. Atividades diversas – de palestras a competições –, com diferentes públicos e temáticas compõe a programação, que vai além dos sete dias principais. Muito mais que um evento, a SGE é um movimento global composto por 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas que buscam despertar e fortalecer o espírito empreendedor. Por meio do site oficial, é possível consultar as atividades por local, temática ou data e garantir a participação na SGE 2013.
Nesta edição, a temática principal é “Se existe um sonho existe um caminho”, que retrata a meta do movimento de inspirar as pessoas a acreditarem que podem empreender seus sonhos, seja em novos negócios, dentro de organizações, como em suas próprias vidas. A partir desse tema, quatro objetivos centrais foram traçados: a capilarização do movimento, especialmente em cidades com mais de 200 mil habitantes; a criação de novos Comitês Estratégicos Regionais; o fortalecimento do ecossistema empreendedor; e a construção de um legado na cultura empreendedora do país, especialmente por meio dos esforços com relação à Educação Empreendedora.
Aqui no Brasil, desde 2008, a organização anfitriã da SGE é o Instituto Empreender Endeavor, que auxilia na coordenação dos demais parceiros e na realização de todo o suporte necessário para a viabilização do movimento no país. Além disso, o evento conta com o Conselho Nacional, composto pela Anprotec e mais nove organizações responsáveis por desenvolver estratégias para a Semana em todo o país.
Participação do movimento
Neste ano, algumas incubadoras associadas à Anprotec participarão do evento. Em Santa Catarina, o MIDI Tecnológico – incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e mantida pelo Sebrae/SC – e o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC) programaram, para o próximo dia 20, às 19h, a palestra Estrutura de apoio e suporte a empreendedores inovadores e Empreendedorismo Social. Conduzido por Heitor Blum Thiago e Kamila Bitarello, o encontro discutirá formas de apoio a projetos de empreendedorismo inovador, além de apresentar o que é uma incubadora e quais são as vantagens do processo de incubação. Na abordagem sobre empreendedorismo social, o foco estará nas diferenças entre uma empresa tradicional e uma organização social.
No Rio de Janeiro, a Incubadora de Empresas Coppe/UFRJ está desenvolvendo o concurso de ideias Empurra que vai. Voltado para a comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento é uma oportunidade para tirar ideias de negócios inovadores do papel dando um “empurrãozinho extra”. A etapa virtual eliminatória aconteceu previamente e, durante a SGE, entre os próximos dias 18 e 22, será realizada a etapa final, que consiste em uma imersão com os dez finalistas e especialistas de diversas áreas para melhorar o desenvolvimento dos negócios, prestar consultorias, aconselhamentos e promover o networking. O vencedor dessa etapa final será premiado com R$ 5 mil.
A Raiar – Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica da PUCRS –, em conjunto com o Núcleo Empreendedor e o Núcleo de Apoio à Gestão Empresarial, também participará da SGE, com uma série de atividades entre os dias 18 e 21 de novembro. Para abrir a programação, a Universidade sediará o Seminário Oficial da Semana Global de Empreendedorismo do Estado do Rio Grande do Sul, que será realizado no dia 18, às 19h30, e contará com a apresentação dos cases dos empresários Alexandre Gehlen, do Intercity Hoteis, e Darci Schneid, da Sirtec. A programação completa, bem como os detalhes do Raiar Open Door – um tour pela Incubadora Raiar e empresas incubadas – estão disponíveis nos sites da SGE e da PUCRS.