O XXIII Seminário Nacional da Anprotec e a 30ª Conferência da IASP iniciaram a programação com uma plenária de abertura, durante a manhã de hoje (15/10) em Recife (PE). Inge Schröder, diretora administrativa do Wissenschaftszentrum Kiel GmbH, na Alemanha, realizou a moderação da palestra, que também contou com a participação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e da chefe do departamento de avaliação do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Flávia Campos Kickinger (foto).
Segundo Inge, as experiências trazidas pelos palestrantes sobre os ambientes de inovação trarão grandes contribuições à discussão principal do evento. “Estamos reunidos para trazer experiências e visões sobre os desafios dos parques tecnológicos para o futuro, além da contribuição quanto ao desenvolvimento de cidades”, afirmou.
Políticas e mecanismos de apoio ao crescimento dos parques científicos e tecnológicos também foram apresentados como caminhos para alavancar o crescimento dessas instituições. É o caso dos serviços prestados por instituições como o Sebrae e o BNDES, que utilizaram a ocasião para apresentar as suas atividades e serviços de apoio à inovação.
A plenária também destacou a temática oficial do evento, “Parques tecnológicos modelando novas cidades”. Durante a palestra, a representante do BNDES destacou e relacionou o papel dos parques tecnológicos para o desenvolvimento local. “Os parques são espaços que promovem a integração entre o setor privado e a academia, gerando serviços ao setor produtivo e estímulo à economia das regiões. Ao mesmo tempo, são motores do desenvolvimento urbano, pois trazem oportunidades de crescimento e investimentos para o local onde estão instalados”.
Sobre as instituições
Com mais de 600 mil funcionários diretos e 8 mil consultores credenciados, o Sebrae atende pequenas e médias empresas brasileiras por meio de capacitações e atendimentos especializados. Já o BNDES, é o principal fornecedor brasileiro de recursos e créditos de longo prazo para empreendimentos.