Diversas autoridades participaram, na manhã de hoje (15/10), da cerimônia oficial de abertura do XXIII Seminário Nacional da Anprotec e da 30ª Conferência Mundial da IASP, que foi conduzida pelo diretor geral da IASP, Luis Sanz. Durante a ocasião, autoridades governamentais e especialistas internacionais discorreram sobre o modo que as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) podem aprimorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos meios urbanos.
Francilene Garcia, presidente da Anprotec, destacou que o setor produtivo vem olhando para os parques tecnológicos como um setor de desenvolvimento e, a partir deste evento em Recife, abrem-se oportunidades de cooperação com diferentes países. “O Brasil mudou nos últimos anos. Estamos mais atrativos, oferecendo mais oportunidades e abertos ao diálogo e à troca de ideias. Dentro do país estamos criando uma nova estratégia de desenvolvimento baseada nas empresas inovadoras”, pontuou.
Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco, enfatizou a importância dos investimentos em CT&I para o desenvolvimento local. “Em Pernambuco, temos um foco especial nos arranjos produtivos, como o Porto Digital, que melhoram seu entorno como um todo”. Além disso, Campos também elencou outras iniciativas estaduais em inovação, como o ParqTel – focado na produção de hardware – e uma nova área de inovação na região do Curado.
Por sua vez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, diz-se convencido de que os parques tecnológicos são assunto para políticas públicas. Isso torna-se relevante, segundo ele, na medida em que os polos transformam as cidades, especialmente, sob o ponto de vista da mobilidade, da construção sustentável e das tecnologias assistidas que melhoram a qualidade de vida do cidadão.
Já Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, comentou que as áreas de inovação não só transformam a urbanização das cidades, mas também colaboram para uma mudança populacional. “Iniciativas como o Porto Digital têm um papel na requalificação profissional dos cidadãos, o que traz uma elevação da massa salarial da cidade como um todo,” explicou Saboya.
Também falaram na abertura do evento Rick Weddle, presidente da IASP e Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae, que apresentou um balanço das principais ações do Sebrae para a geração de inovação no Brasil e ressaltou a dimensão do evento, que reúne 65 países diferentes.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Porto Digital. Foto: Mariana Guerra/Divulgação