“Sem sombra de dúvida, para um país como o Brasil, a inovação é um fator básico para o desenvolvimento. Transformar conhecimento em invenção e transformar invenção em aplicação prática, no processo produtivo, é requisito para uma produção competitiva com custo menor, maior qualidade”. Foi dessa forma que a presidente Dilma Rousseff iniciou seu discurso na cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação 2012, realizada no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira, 19. Entre os vencedores das nove categorias premiadas, estão empresas incubadas, associados e parceiros da Anprotec.
Na categoria pequena empresa, a vencedora foi a Amazon Dreams, de Belém (PA), participante do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará. Na categoria de Tecnologia Assistiva, a premiada foi a Pentop do Brasil, incubada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial, de Manaus (AM) – na foto, o empreendedor Marivaldo Albuquerque recebe o Prêmio.
O CIDE e o PIEBT são associados à Anprotec, assim como o grande vencedor da categoria Instituto de Ciência e Tecnologia: o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG).
Na categoria Inovar Fundos, os vencedores são importantes parceiros do movimento de empreendedorismo inovador: a CRP, ganhadora nas subcategorias Equipe e Governança e a DGF, vencedora na categoria Operação.
Durante seu discurso, a presidente Dilma chamou a atenção também para o reconhecimento de iniciativas da região Norte do país, que teve quatro vencedores em 2012. Além disso, houve um número maior de projetos inscritos no Prêmio – 588 no total, um aumento de 56% em relação a 2011.
Além da presidente, estavam presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e o presidente da Financiadora de estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix. Para o ministro Raupp, um país não se torna inovador de uma hora para outra. “Há processos a serem cumpridos. O que o Governo Federal vem fazendo é dar os passos pelos caminhos necessários, de maneira diligente e com a celeridade possível”, concluiu.
Glauco Arbix, em seu discurso, afirmmou que enxerga três promissores cenários para o Brasil trilhar nos próximos anos. “Podemos ser celeiro de alimentos, potência energética e player global ambiental. Elevar a produtividade e investir em inovação são as únicas maneiras de caminharmos para uma economia mais dinâmica”, completou.
Saiba mais sobre os vencedores de todas as categorias.
Com informações da Finep
Foto: Glaucio Dettmar (Finep)