Apresentar informações relevantes sobre a criação, a gestão e as ações desenvolvidas por alguns dos principais parques tecnológicos do Brasil. Essa é a proposta do livro “Parques Tecnológicos – Plataformas para articulação e fomento ao desenvolvimento regional sustentável”, que acaba de ser lançado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae. “A obra traz. uma coletânea de iniciativas, relatadas por diversos autores, que demonstram uma nova percepção sobre o papel dos parques tecnológicos em processos de promoção do desenvolvimento”, explica a organizadora do livro, Roberta Lima Silva Bouchardet, que atua como assessora no programa PTI Empreendedorismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de Foz do Iguaçu (PR).
Além do PTI, outros seis parques apresentam suas experiências ao longo do livro: o Parque Tecnológico Rio, do Rio de Janeiro (RJ), o Porto Digital, do Recife (PE), o Sapiens Parque, de Florianópolis (SC), o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Tecnopuc, de Porto Alegre (RS), o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, de São Leopoldo (RS) e o Parque Tecnológico Vale dos Sinos – Valetec, de Novo Hamburgo (RS).
Estruturado em sete capítulos, um dedicado a cada parque, o livro apresenta o papel desempenhado por esses clusters e instituições, contribuindo para disseminar as boas práticas e modelos de gestão e financiamento. A obra pode ser adquirida no site da Anprotec – a R$ 50,00 para o público em geral e R$ 40,00 para associados.