O prédio do Núcleo do Parque Tecnológico “Emilio Bruno Germek”, localizado em Piracicaba (SP), foi lançado na última terça-feira, 21 de agosto, pelo Governo de São Paulo e pela Prefeitura do Município. O objetivo do parque, que possui área de cerca de 700 mil m², é promover a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de oferecer suporte para atividades empresariais do setor de Energia. No Parque já estão instalados os prédios da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) e da Raízen.
O núcleo, que funcionará como incubadora e centro administrativo do parque, disponibilizará espaços para abrigar empresas de base tecnológica. O prédio conta com 27 módulos, além de secretaria, auditório e laboratórios Existem 12 empresas interessadas em ocupar espaços no local, sendo que oito delas já passaram pela análise do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), que, além de avaliar o pedido das empresas, administra o Parque.
Os programas de inovação tecnológica, serviços associados e empreendimentos que serão desenvolvidos no Parque Tecnológico de Piracicaba terão como foco tecnologias para a conversão de diversas fontes de biomassa em combustíveis renováveis. Até agora, foram investidos cerca de R$ 80 milhões no parque.
O parque é uma ação da Prefeitura de Piracicaba e Governo de São Paulo. A gestão do ambiente é realizada pelo Apla.