As inscrições para o Prêmio Finep de Inovação encerram no dia 16 de agosto. Organizações interessadas em concorrer devem se cadastrar no site www.premio.finep.gov.br. Podem participar empresas; Instituições de Ciência e Tecnologia públicas ou privadas; OSCIPs e Organizações Não Governamentais (ONGs) com sede no país e que tenham a inovação como elemento relevante em suas estratégias de atuação; pessoas físicas que tenham patentes concedidas pelo INPI e cujo objeto esteja sendo comercializado, além de empresas gestoras de fundos de investimento constituídos há, no mínimo, dois anos.
Ao completar 15 anos, Prêmio Finep de Inovação traz uma série de mudanças. A principal delas é que o prêmio será em dinheiro: serão disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil aos primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria. Até o ano passado, a Finep concedia aos vencedores recursos não reembolsáveis, cuja liberação ficava condicionada à apresentação de um projeto de ciência, tecnologia e inovação.
Outra novidade da edição 2012 é que o prêmio ganhou com duas novas categorias direcionadas a empresas: Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável. A primeira contempla produtos e processos que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. Já a modalidade de Inovação Sustentável reconhecerá iniciativas em que a sustentabilidade tenha sido integrada ao sistema de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, pelo viés financeiro, social e ambiental.
As novas categorias se juntam às sete já existentes: Micro e Pequena Empresa; Média Empresa; Grande Empresa; Instituição de Ciência e Tecnologia; Tecnologia Social; Inventor Inovador e Inovar Fundos – que é divida em três modalidades: Governança, Equipe e Operação.
O Prêmio FINEP é um dos mais importantes instrumentos de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior.
No ano passado, o movimento de empreendedorismo inovador foi destaque, mais uma vez, no Prêmio. Os troféus de Empresa Inovadora nas categorias Média e Micro e Pequena foram, respectivamente, para as empresas Scitech Produtos Médicos, de Goiânia (GO), que possui uma de suas unidades incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), em São Paulo (SP), e Reason Tecnologia – criada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), de Florianópolis (SC).
Saiba mais no site do Prêmio.