Gestão 2018 – 2019

aranhaJosé Alberto Sampaio Aranha – Presidente

Como presidente da ANPROTEC, participa do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, da ABDI, do Conselho Consultivo da FINEP, como convidado, da Sala de Inovação do MDIC, do Comitê de Líderes da MEI, do Fórum Permanente das MPEs da Secretaria de Governo, dos GTs de Fintechs do Laboratório de Inovação Financeira da ABDE, CVM e BID, e do PNI do MCTIC. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, desde sua criação até março de 2016. Também ajudou a fundar e foi coordenador institucional da empresa júnior da universidade por mais de 10 anos. Foi diretor de novos empreendimentos da REDETEC de 2011 a 2012, membro do Conselho do Instituto Endeavor Brasil, desde sua fundação, em 2000, até 2005; e membro do Conselho do Instituto Educacional da BM&FBOVESPA em 2010. É formado em Engenharia Química pela UFRRJ, pós-graduado em Administração pelo IAG PUC-Rio, Comércio Exterior pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (CECEX) do RJ e MBA em empreendedorismo na Nova Southeastern University (Fort Lauderdale) – FL- USA.

 

saboyaFrancisco Saboya Albuquerque Neto – Vice-presidente

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, é Diretor-Presidente do Porto Digital, considerado um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É presidente da Divisão Latinoamericana da IASP e coordenador nacional da Câmara de Tecnologia da Informação da CNC. É professor da Faculdade de Ciências da Administração da UEPE.

 

 

danielDaniel dos Santos Leipnitz – Diretor de Novos Ambientes de Inovação

É presidente da ACATE, entidade que possui várias unidades que representam os novos centros de empreendedorismo e inovação em Santa Catarina. É conselheiro da FAPESC e Diretor de Tecnologia da ADVB/SC. É administrador pela UDESC/ESAG e tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em Administração de Empresas pela UDESC/ESAG.

 

 

emiliaEmília Rosângela Pires da Silva Franco – Diretora de Administração e Finanças

É presidente da Rede Goiana de Inovação e ocupa o cargo de Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG/CEI. Foi Secretária Financeira e membro do Conselho Fiscal da Rede Goiana de Inovação. É administradora de empresas pela Universidade Salgado de Oliveira e pós-graduada em Gestão pela UFG, onde fez o curso de Gestão Financeira.

 

 

gabrielaGabriela Cardozo Ferreira – Diretora Técnica

Doutora em Administração pela UFRGS, Mestre em Economia Rural pela UFRGS e Engenheira Agrônoma pela UFRGS. É Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC. Foi fundadora da Rede INOVAPUCRS, que recebeu o Prêmio FINEP de Inovação. É professora titular e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e avaliadora Ad Hoc de diversos periódicos da área de gestão.

 

 

gisaGisa Helena Melo Bassalo – Diretora de Redes e Associados

Profa do ITEC/UFPA, é arquiteta e urbanista, tem mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia de Produção. Foi Presidente da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas – RAMI, Diretora de Inovação Tecnológica da SECTI/PA, Diretora da Agência de Inovação, coordenadora do Programa de Incubação PIEBT da UFPA e Coordenadora Técnica da Implantação do Parque Guamá. Também foi Diretora-Executiva do Núcleo Software do Pará – PARASOFT.

 

 

Mariana

Mariana de Oliveira Santos – Diretora de Relações Internacionais

É economista e especialista em Contabilidade Governamental pela FACE/UFMG; mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG e doutoranda do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. É Gestora Executiva do BH-TEC. Possui experiência em internacionalização com a participação em eventos e missões técnicas internacionais, construção de memorandos de entendimento e acordos de cooperação.

 

 

renatoRenato Valente de Oliveira – Diretor de Empresas

É Country Manager do programa global de inovação aberta da Telefônica, com investimento em startups com seus fundos Wayra, Telefônica Ventures e Amérigo. Trabalhou em empresas como IBM e TAM. É investidor anjo da Anjos do Brasil e fundou a Ocapi, onde liderou o processo de venda da empresa. Formado em Administração de Empresas (FAAP), com especializações em Venture Capital (Berkeley – CA), gestão de negócios (IESE Barcelona) e MBA (Insper).

 

 

SheilaSheila Oliveira Pires – Superintendente Executiva

Superintendente executiva da Anprotec desde 2005, instituição onde atuou como gerente de projetos entre 2001 e 2004.
Com experiência de mais de vinte anos nos temas de empreendedorismo e inovação, coordena programas, projetos e eventos na área. Foi gerente da Incubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/ UnB) entre 1996 e 2004 e participou ativamente da implantação do Programa Hotel de Projetos do Centro. Cursou programas de treinamentos em gestão de habitats de inovação na Espanha, nos Estados Unidos, em Israel e na Coreia do Sul. Colaborou em vários projetos de implantação de incubadoras de empresas e agências de desenvolvimento no Brasil, em Angola e no Paraguai. É membro dos conselhos de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Administradora com Master em Ciência da Informação pela Aix-Marseille Université, França, tem MBA em Gestão de Habitats de Inovação pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Inteligência Competitiva pela UFRJ/IBICT.

 

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores