Gestão 2018 – 2019

aranhaJosé Alberto Sampaio Aranha – Presidente

Foi fundador e Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, Diretor da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, membro do Conselho do Instituto Endeavor, do Instituto Educacional B3 e do BRAIN Ventures. É engenheiro químico pela UFRRJ e pós-graduado em Administração pelo IAG PUC-Rio, em Comércio Exterior pelo CECEX RJ, e em Empreendedorismo pela Nova Southeastern University (Fort Lauderdale) – FL- USA.

 

 

saboyaFrancisco Saboya Albuquerque Neto – Vice-presidente

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, é Diretor-Presidente do Porto Digital, considerado um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É presidente da Divisão Latinoamericana da IASP e coordenador nacional da Câmara de Tecnologia da Informação da CNC. É professor da Faculdade de Ciências da Administração da UEPE.

 

 

danielDaniel dos Santos Leipnitz – Diretor de Novos Ambientes de Inovação

É presidente da ACATE, entidade que possui várias unidades que representam os novos centros de empreendedorismo e inovação em Santa Catarina. É conselheiro da FAPESC e Diretor de Tecnologia da ADVB/SC. É administrador pela UDESC/ESAG e tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em Administração de Empresas pela UDESC/ESAG.

 

 

emiliaEmília Rosângela Pires da Silva Franco – Diretora de Administração e Finanças

É presidente da Rede Goiana de Inovação e ocupa o cargo de Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG/CEI. Foi Secretária Financeira e membro do Conselho Fiscal da Rede Goiana de Inovação. É administradora de empresas pela Universidade Salgado de Oliveira e pós-graduada em Gestão pela UFG, onde fez o curso de Gestão Financeira.

 

 

gabrielaGabriela Cardozo Ferreira – Diretora Técnica

Doutora em Administração pela UFRGS, Mestre em Economia Rural pela UFRGS e Engenheira Agrônoma pela UFRGS. É Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC. Foi fundadora da Rede INOVAPUCRS, que recebeu o Prêmio FINEP de Inovação. É professora titular e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e avaliadora Ad Hoc de diversos periódicos da área de gestão.

 

 

gisaGisa Helena Melo Bassalo – Diretora de Redes e Associados

Profa do ITEC/UFPA, é arquiteta e urbanista, tem mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia de Produção. Foi Presidente da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas – RAMI, Diretora de Inovação Tecnológica da SECTI/PA, Diretora da Agência de Inovação, coordenadora do Programa de Incubação PIEBT da UFPA e Coordenadora Técnica da Implantação do Parque Guamá. Também foi Diretora-Executiva do Núcleo Software do Pará – PARASOFT.

 

 

Mariana

Mariana de Oliveira Santos – Diretora de Relações Internacionais

É economista e especialista em Contabilidade Governamental pela FACE/UFMG; mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG e doutoranda do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. É Gestora Executiva do BH-TEC. Possui experiência em internacionalização com a participação em eventos e missões técnicas internacionais, construção de memorandos de entendimento e acordos de cooperação.

 

 

renatoRenato Valente de Oliveira – Diretor de Empresas

É Country Manager do programa global de inovação aberta da Telefônica, com investimento em startups com seus fundos Wayra, Telefônica Ventures e Amérigo. Trabalhou em empresas como IBM e TAM. É investidor anjo da Anjos do Brasil e fundou a Ocapi, onde liderou o processo de venda da empresa. Formado em Administração de Empresas (FAAP), com especializações em Venture Capital (Berkeley – CA), gestão de negócios (IESE Barcelona) e MBA (Insper).

 

 

SheilaSheila Oliveira Pires – Superintendente Executiva

Superintendente executiva da Anprotec desde 2005, instituição onde atuou como gerente de projetos entre 2001 e 2004. Foi gerente do Programa Incubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/ UnB) entre 1996 e 2004 e participou ativamente da implantação do Programa Hotel de Projetos do Centro, do qual foi gerente entre 1998 e 2004. Cursou programas de treinamentos em gestão de habitats de inovação na Espanha, nos Estados Unidos, em Israel e na Coreia do Sul. Colaborou em vários projetos de implantação de incubadoras de empresas e agências de desenvolvimento no Brasil, em Angola e no Paraguai. Coordena eventos e projetos na área de empreendedorismo e inovação. É membro dos conselhos de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Administradora com Diplôme d’Études Approfondies em Ciência da Informação pela Aix-Marseille Université, França, tem MBA em Gestão de Habitats de Inovação pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Inteligência Competitiva pela UFRJ/IBICT.

 

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores