Missão Técnica Internacional da Anprotec começa nesta semana - Anprotec
[Missão Técnica Internacional da Anprotec começa nesta semana]
13/setembro/2017

Missão Técnica A Missão Técnica Anprotec 2017 terá seu início nesta semana, no dia 17, e se estenderá até o dia 29 de setembro. Ao todo, 25 integrantes de 17 instituições brasileiras fazem parte da delegação, que visitará ecossistemas de inovação na Espanha e participará, em Istambul, na Turquia, da 34ª Conferência Mundial da IASP, que tem como tema central “Parques Científicos e ecossistemas de inovação naturais: articulando tendências e estratégias futuras”.

“A Missão Técnica é uma oportunidade ímpar para se fazer networking e conhecer experiências inovadoras que estão acontecendo fora do país, particularmente na Espanha, que tem se destacado muito nessa área de empreendedorismo e inovação e tem diversos ambientes de referência mundial”, destaca Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec.

Segundo a superintendente, as missões propiciam uma rede de contato muito rica, não só com os novos atores que estão sendo visitados, mas entre os próprios membros da delegação. “Ao longo desses anos, temos percebido que as relações constituídas durante as missões são muito positivas e acabam estimulando cooperação entre as entidades que participam da delegação”.

Sheila destaca também que as missões permitem não só conhecer os aspectos positivos do que está sendo feito, mas também a compreensão do que pode ser aperfeiçoado quando adaptado à realidade brasileira. O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é um desses casos. “Inspirado em iniciativas relacionadas ao aprimoramento de incubadoras em outros países, o Cerne é resultado da percepção que podíamos fazer algo diferente, ainda inexistente no mundo. Não existe nenhum outro país no mundo que esteja fazendo algo igual”.

Por fim, destaca que as vivências proporcionadas pelas missões trazem novas perspectivas e olhares em relação ao o que está sendo feito aqui no país. “É possível perceber que nós temos muitas coisas de valor no Brasil, uma riqueza muito grande de experiências e de conquistas. Nossas realizações estão no mesmo nível do que está no estado da arte lá fora. Essa percepção, inclusive, nos motiva a fazer sempre cada vez mais e melhor”, finaliza.

As missões técnicas internacionais promovidas pela Anprotec acontecem no mínimo uma vez ao ano. Em 2015, foram visitados ecossistemas de inovação na Coreia do Sul e na China. Já a missão do ano passado teve Holanda, Suécia e Rússia como destinos.

Missão Técnica 2017

A iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.

Missões Internacionais

Realizadas ao menos uma vez ao ano, desde 2004, as missões internacionais promovidas pela Anprotec e seus parceiros têm por objetivo propiciar a todos os participantes um contato direto com experiências exitosas de outros países na consolidação de sistemas de inovação. Integram a delegação brasileira formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento e gestores de parques tecnológicos, incubadoras de empresas e outros ambientes de inovação brasileiros.

 

 

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]