A Patsos Indústria E Comércio De Produtos Biotecnológicos Ltda., Empresa Residente do tecnoPARQ, assinou na tarde da sexta-feira, 12 de dezembro, o contrato para uso e ocupação de parte da “Quadra D” do Parque Tecnológico de Viçosa. A “Quadra D” corresponde a primeira área do tecnoPARQ que está sendo urbanizada para uso e ocupação de empresas e Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).
O tecnoPARQ conta com uma área total de 214 hectares, sendo que 174 hectares são de preservação ambiental e 40 hectares são destinados à urbanização e ocupação por empresas de base tecnológica, por Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) e áreas de convívio social. O prédio principal possui 4.750 m2 de área e abriga a estrutura administrativa do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), do tecnoPARQ e da Incubadora de Empresas de Base tecnológica (IEBT).
A Patsos é a primeira empresa a assinar o contrato para edificação de suas instalações no tecnoPARQ e a usufruir das vantagens do modelo da Cessão Real de Uso. O modelo considera premissas técnicas que definem diferentes padrões de edificação, cujos valores determinam faixas de tempo de cessão real do uso. As regras deste modelo passaram a vigorar após a aprovação, em 24 de agosto deste ano, da Resolução 10/2014 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (CONSU/UFV).
A Patsos atua no setor de biotecnologia voltada a área de medicina veterinária e inovação no campo, desenvolvendo vacinas e kits de diagnósticos inovadores. Por meio de técnicas de DNA recombinante, a Patsos desenvolveu o princípio ativo para uma vacina de combate a carrapatos da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, que acometem a bovinocultura de corte e de leite.
Para o diretor técnico da empresa Patsos, professor Joaquín Hernán Patarroyo, o CenTev vem trabalhando, com muita eficiência, para que empresas e universidade falem a mesma língua, mas, ainda há muito a ser feito para facilitar a transferência e o licenciamento de tecnologias. “Espero que o município de Viçosa continue com a política de incentivo para pesquisas, para quem se destina a áreas tecnológicas. Viçosa, em especial o tecnoPARQ, tem a capacidade de atrair novas empresas para trabalhar conosco e gerar novos postos qualificados de emprego”.
Para a diretora executiva do CenTev, professora Adriana Ferreira de Faria, a assinatura deste primeiro contrato de Cessão Real de Uso com a empresa Patsos é muito gratificante, uma vez que a empresa também passou pelos programas de Pré-Incubação e Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CenTev/UFV (IEBT CenTev). “É muito gratificante ver o sonho de um pesquisador e uma empresa se tornarem realidade, tendo colaborado para isso. A assinatura deste primeiro contrato com a Patsos, que nasceu e deu seus primeiros passos aqui, é muito significante para nós, assim como é muito bom termos a certeza de estarmos oferecendo um sistema sólido, com regras claras, bem definidas e transparentes às empresas e instituições que possuem o interesse de edificarem aqui suas sedes ou centros de PD&I.”
Para o presidente do Conselho de Administração do CenTev e vice-reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva, a assinatura do contrato representa a entrada do tecnoPARQ em uma nova fase de desenvolvimento e prospecção de empresas. Segundo ele, o modelo de Cessão Real de Uso, aprovado pelo CONSU, deixa clara as condições do contrato, oferecendo segurança jurídica às empresas. “Oferecemos um dos melhores sistemas de gestão para uso e ocupação de áreas em parques tecnológicos às empresas tecnologicamente inovadoras. As empresas residentes do tecnoPARQ também podem contar com outros benefícios como a Lei Municipal de Inovação de Viçosa, além do fácil acesso aos laboratórios e aos renomados pesquisadores da UFV.”
* Com foto e informações do CenTev