Na última sexta-feira, as 28 empresas selecionadas para receber recursos destinados à Inovação pelo Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova-CE) tiveram seus contratos assinados. Os contratos somam R$ 13,5 milhões, que serão investidos na forma de subvenção econômica. O montante é oriundo do Governo do Estado e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), responsáveis pelo programa Tecnova-CE.
As empresas selecionadas atuam nos seguintes setores estratégicos: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, além de Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.
O Governo do Estado já garantiu um aporte voluntário de mais R$ 3,8mi para a convocação das empresas classificadas no programa. “Os critérios de avaliação e seleção das empresas levam em conta a inovação nas propostas, o potencial mercadológico e a capacidade de execução dos recursos”, explica o coordenador do Tecnova-CE, Francisco Carvalho.
A competitividade no mercado, de acordo com o coordenador do programa, é uma consequência da Inovação. “Está sendo criado um ambiente para Inovação no Ceará e o Tecnova-CE vem contribuindo para que haja este hábito inovador dentro das empresas”. Para o secretário adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Cerá (Secitece), Almir Bittencourt, o entrave que há na economia nos dias de hoje só poderá ser superado através da Inovação. “Isto permitirá que empresas se tornem mais competitivas e concorram com igualdade até com o mercado estrangeiro”.
Sobre o Tecnova
O Tecnova-CE é coordenado pelo Governo do Estado, através da Secitece, e conta com o apoio da Fundação de Apoio a Serviços, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef), da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep são os responsáveis nacionais pelo programa.
* Com informações da Secitece